Cometa do século poderá ser visto; veja quando, como assistir e mais
A expectativa é que o objeto brilhante esteja visível a olho nu no Brasil entre setembro e outubro de 2024; veja datas, como observá-lo e maisO mês de setembro reserva fenômenos astronômicos incríveis para quem gosta de observar o céu. Há muito entusiasmo em relação à aproximação de um novo cometa catalogado como C/2023 A3 (Tsuchinshan – ATLAS).
O “Cometa do Século”, como também é conhecido o corpo celeste, deve trazer um brilho tão intenso como o do cometa Hale-Bopp, que passou pela Terra em 1997 e foi um dos mais brilhantes da segunda metade do século XX.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A expectativa é que o objeto brilhante esteja visível no Brasil a olho nu entre setembro e outubro de 2024. Veja quando, como observá-lo e mais sobre sua descoberta.
Data: quando o "Cometa do Século" ficará visível?
Neste momento, o cometa ainda está próximo do Sol, o que o torna difícil de ser observado, especialmente a olho nu. Mas a partir de 15 de setembro ele deverá ficar melhor visível no Hemisfério Sul.
O corpo celeste atinge seu ponto mais próximo do Sol em 27 de setembro e o período de melhor observação deve ocorrer em 12 de outubro, conforme ele se aproxima da Terra (caso ele não se desintegre antes). Ele deve estar mais brilhante que a maioria das estrelas no céu.
Espera-se que o C/2023 A3 desenvolva uma “cauda cometária”. Após passar pelo Sol, a poeira e o gelo aquecerão consideravelmente e pode fazê-lo deixar um rastro no céu.
Câmara de Energia Escura captura imagem da Mão de Deus a 1,3 mil anos-luz da Terra; VEJA
Como assistir ao “Cometa do Século”?
Utilizando pequenos telescópios ou binóculos, é possível obter uma boa visão mesmo em locais com muita luz, como capitais e grandes centros urbanos. Lugares afastados da iluminação urbana podem melhorar a observação.
Alguns aplicativos de observação astronômica podem auxiliar, como Star Walk 2 ou Sky Tonight. Essas plataformas ajudam a identificar corpos celestes. Basta pesquisar o nome do cometa e buscar na direção leste do céu, durante a madrugada, pouco antes do nascer do sol.
Superlua com eclipse em setembro 2024: VEJA TUDO sobre evento raro
Quando o "Cometa do Século" foi descoberto?
O C/2023 A3 foi descoberto em janeiro de 2023 por dois observatórios: o Observatório de Tsuchinshan na China e o projeto Atlas no Havaí.
A letra C do nome indica um cometa não periódico – cometas desse tipo podem passar pelo Sistema Solar apenas uma vez ou demorar de 200 a milhares de anos para orbitar o Sol.
2023 A3 significa que o cometa foi descoberto em 2023, na primeira quinzena de janeiro e que foi o terceiro objeto desse tipo descoberto no mesmo período.