Participamos do

É falsa a postagem que acusa rapaz de integrar facção criminosa e apoiar Sarto

Página de apoio a Wagner mostra vídeo de um jovem negro comemorando a ida de Sarto ao 2º turno e o aponta como criminoso. Família e amigos do rapaz, que é motoboy, se mobilizaram nas redes para inocentá-lo das acusações
20:57 | Nov. 17, 2020
Autor Flávia Oliveira
Foto do autor
Flávia Oliveira Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma página de perfil militar no Instagram postou um vídeo no qual um rapaz vestido de camiseta amarela (cor da coligação do candidato do PDT, José Sarto) comemora o resultado da votação das eleições para a Prefeitura de Fortaleza realizada no domingo, 15. No vídeo, o jovem participa de uma carreata e grita “É tropa do Sarto” e em seguida, insulta o candidato Capitão Wagner (Pros), que disputa o segundo turno com Sarto.

O vídeo foi compartilhado na página e até o momento possui quase duas mil curtidas. Na imagem feita com um print do vídeo, se lê os dizeres: “Facções criminosas no apoio do candidato Sarto, pessoas sendo ameaçadas por esses indivíduos pelo simples fato de demonstrarem apoio ao Capitão Wagner” e “Apoio de bandidos é Sarto”. O conteúdo também foi compartilhado pelo WhatsApp em grupos de seguranças privados, acrescentado que o candidato do PDT também estava sendo exaltado por duas facções da Capital. Várias pessoas comentaram a postagem no Instagram desmentindo a afirmação. O rapaz mostrado no vídeo é motoboy e não tem antecedentes criminais. Por motivos de segurança, O POVO opta por não divulgar o nome dele.

Um vizinho do rapaz, que preferiu não se identificar, justificou o uso do termo “tropa” no vídeo: “No bairro em que moramos, tem uma quantidade de pessoas que apoia o Sarto e um vereador X. Outra parte pequena apoia o capitão e um vereador Y. Os vereadores ganharam, só que o X do lado do Sarto teve uma melhor colocação e, querendo ou não, há uma ‘moda’ de chamar algo de tropa e isso não é ligado à facção pois o mesmo termo é usado por vários influenciadores digitais e nem por isso eles são de facção”, critica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS: São falsas as postagens afirmando que a votação foi fraudada em Fortaleza

O PDT está acompanhando o rapaz, que segundo relatos de amigos, está muito abalado. Evelyn Gaudencio, membra da executiva estadual da juventude do partido, afirmou que toda a assistência jurídica já está sendo disponibilizada ao rapaz, que registrou Boletim de Ocorrência (B.O) por difamação. “Ele é um jovem trabalhador que teve a sua imagem exposta em páginas policiais como sendo membro de facção criminosa. É inadmissível a forma como ele foi exposto. Repudiamos toda a forma de criminalizar a pele negra e amordaçar a juventude da periferia que é ativa na política”, destacou.

A Coligação Fortaleza Cada Vez Melhor publicou nota afirmando que “se solidariza com o jovem e sua família, e repudia a disseminação de notícias falsas de evidente cunho preconceituoso por parte da campanha adversária com fins politiqueiros, que caluniam e ferem a dignidade humana”.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar