Participamos do

Vídeo que mostra ônibus de Salvador com adesivos do PT é verdadeiro

A Prefeitura de Salvador confirmou que o sistema de ônibus foi alvo de um ato de vandalismo com a colagem de propaganda eleitoral
18:16 | Out. 25, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]É verdadeiro o vídeo que mostra ônibus municipais de Salvador (BA) adesivados com a estrela vermelha e o número 13 do PT e que circula, sem autoria, por redes sociais como WhatsApp, Facebook e Twitter. O ato configura propaganda eleitoral ilegal, segundo a Lei das Eleições, pois são bens de concessão pública.

 

No Twitter, o vídeo mais antigo encontrado pelo Comprova foi publicado na quarta-feira, 24 de outubro, às 11h35 (horário de Brasília). Posteriormente, outras contas replicaram o material. Jornais e sites de imprensa também noticiaram o ocorrido após a primeira publicação do vídeo no Twitter.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Com uso da ferramenta Google Street View, o Comprova identificou que o vídeo foi feito em um ponto de ônibus na rua Lucaia, na junção com a avenida Juracy Magalhães Júnior, no bairro do Rio Vermelho. No vídeo, são visíveis o letreiro da escola de idiomas Fisk e uma grade azul na calçada, distinções que correspondem com as imagens do Google Street View da área. As linhas de ônibus que aparecem no vídeo de fato passam nesse local.


[SAIBAMAIS]Procurada pelo Comprova, a Prefeitura de Salvador confirmou a veracidade do vídeo e disse que o sistema de ônibus municipal “foi alvo de um ato de vandalismo, com a colagem de propaganda eleitoral”. Ainda de acordo com a prefeitura, que é comandada por ACM Neto (DEM), “não houve nenhuma autorização por parte da concessionária para que esta ação acontecesse”.


Já o TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral da Bahia) disse ao Comprova que as polícias e autoridades competentes “já iniciaram a retirada do material indevido dos veículos” e que foi aberta “representação para apuração do caso”. Até a publicação deste texto, o caso não havia sido julgado.


Em nota, a Plataforma Transportes SPE S/A, a Ótima Transportes Salvador SPE S/A e a CSN Transportes Urbanos SPE S/A, concessionárias do Sistema de Transporte por Ônibus de Salvador, afirmaram que foram “alvo de ações criminosas em seus ônibus com a colagem de propaganda eleitoral”. O texto também diz que as empresas estão colaborando com as autoridades para identificar os envolvidos.


O Comprova entrou em contato, por telefone e por email, com o diretório do PT na Bahia, mas não obteve resposta. Ao site G1, o PT disse que não orientou ninguém a colar os adesivos nos ônibus.


Uma página pública no Facebook chamada República de Curitiba (que tem mais de 900 mil curtidas) divulgou a foto de um agente da Polícia Federal retirando o adesivo. Desde que foi compartilhada na página, às 23h12 do dia 24 de outubro, e até a publicação deste texto, a imagem somava mais de 25 mil compartilhamentos.


O Comprova recebeu, por WhatsApp, sugestão de checagem da veracidade do vídeo. A peça viral também foi encontrada no Monitor de WhatsApp, ferramenta desenvolvida pela UFMG.

 

Esta verificação foi realizada pela Folha de São Paulo e Nexo e confirmada pelo O POVO, Estadão, Jornal do Commercio e Gazeta do Povo.

 

O que é o Comprova

O Comprova é um projeto de jornalismo colaborativo, que envolve 24 veículos de imprensa de todo o País, com o objetivo de combater a desinformação durante o período eleitoral. Informações falsas que estejam viralizando nas redes sociais serão checadas pelos jornalistas participantes e publicadas no site projetocomprova.com.br. Para denunciar boatos, envie mensagem para o WhatsApp (11) 97795-2200.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente