PUBLICIDADE
Checagem O POVO
NOTÍCIA

Comprova: Jean Wyllys não foi convidado para Ministério de Educação do Haddad

O boato usa a marca do site G1, que jamais publicou a matéria. É possível alterar elementos do código HTML das páginas de internet, mas as mudanças não são públicas, só aparecem no computador de quem fez a edição

17:49 | 24/09/2018
NULL (Foto: )
NULL (Foto: )

[FOTO1]É falso o tweet que alega que o deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ) foi convidado para ser ministro da Educação num possível governo de Fernando Haddad, candidato à presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores.


A postagem enganosa usa uma imagem manipulada do portal G1 com a seguinte manchete: "Jean Wyllys confirma convite de Haddad para ser Ministro da Educação em eventual governo do petista". Isso é falso e a reportagem não foi publicada pelo site.


O texto da montagem foi feito com padrões de escrita diferentes daqueles usados pelo G1. As palavras “deputado” e “ministro”, por exemplo, foram grafadas com caixa alta. Quando não iniciam frases, o portal usa caixa baixa para elas - como neste exemplo. O portal também publicou um desmentido sobre a informação falsa que circula atrelada a sua marca.


Como o código fonte e os elementos do HTML das páginas de internet podem sempre ser acessados por meio dos próprios aplicativos de navegação (Google Chrome, Internet Explorer e Mozilla Firefox, por exemplo), é possível editar os textos que eles armazenam. No entanto, as alterações só ficam disponíveis para quem faz as edições. Logo, o texto alterado não é exibido para os demais internautas que acessam os sites.

[SAIBAMAIS]
Outra evidência de que a informação é falsa está no nome de quem é o responsável pela suposta reportagem. O jornalista que assina o texto é Bernardo Caram. A matéria falsa está datada de 20 de setembro de 2018. É verdade que Caram trabalhou no G1, mas entre outubro de 2016 e março de 2018. Atualmente ele é jornalista da Folha de S.Paulo, integrante do Comprova.


As assessorias de Fernando Haddad e de Jean Wyllys também negaram a informação.


O tweet falso foi publicado em 21 de setembro de 2018 pelo usuário @fabiopatriota10. Até a noite desta sexta-feira, 21 de setembro, a publicação teve 2,3 mil curtidas, 1,2 mil compartilhamentos e 297 comentários.

 

Esta verificação foi realizada pelo Poder 360 e Gazeta Online e confirmada pelo O POVO, Estadão, Piauí, NSC Comunicação, Folha de SP, SBT, AFP, Correio do Povo, Gazeta Online, Gazeta do Povo, Jornal do Commercio e Uol.

 

O que é o Comprova

O Comprova é um projeto de jornalismo colaborativo, que envolve 24 veículos de imprensa de todo o País, com o objetivo de combater a desinformação durante o período eleitoral. Informações falsas que estejam viralizando nas redes sociais serão checadas pelos jornalistas participantes e publicadas no site projetocomprova.com.br. Para denunciar boatos, envie mensagem para o WhatsApp (11) 97795-2200.

TAGS