Participamos do

Falso: não há evidências de que Lula tenha fortuna em Luxemburgo

O MPF e o governo de Luxemburgo disseram que não há investigações em andamento sobre esse caso. O Ministério da Justiça e a Polícia Federal não comentam sobre casos que eventualmente estejam sob investigação
18:53 | Ago. 20, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] A informação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é dono de uma poupança de US$ 108 milhões depositada em Luxemburgo circula na internet desde 2016 e ganhou impulso nas últimas semanas, mas não existe nenhuma evidência que comprove a sua veracidade.


Publicado com o título "Imprensa internacional desmascara LULA e divulga poupança de U$ 108 milhões em Luxemburgo, caiu a casa de vez!", o texto não cita nenhum meio de comunicação internacional que teria veiculado a informação.


Lula é alvo de investigações do Ministério Público Federal no Paraná, em São Paulo e no Distrito Federal, mas nenhuma delas trata do suposto dinheiro depositado em Luxemburgo. A Procuradoria-Geral da República e o Ministério Público Federal nas três unidades federativas disseram que não há investigações em andamento sobre este caso.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[SAIBAMAIS]
O Comprova também procurou o Ministério da Justiça, que conta com o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional. Em nota, o órgão afirmou que o departamento, “enquanto Autoridade Central para a Cooperação Jurídica Internacional, não pode se manifestar sobre casos concretos que eventualmente estejam em trâmite”. A Polícia Federal também não comenta sobre casos que eventualmente estejam sob investigação, mesmo que eles não existam.


Ao Comprova, o governo de Luxemburgo disse não ter conhecimento sobre tais alegações. Ainda, em nota, a assessoria do ex-presidente afirmou que Lula não possui nenhuma conta no exterior. "Todos os bens e contas do ex-presidente e sua família já foram devassados pela Operação Lava Jato", disse.


A versão mais antiga dessa informação foi publicada no dia 1º de outubro de 2016 pelo blog "SOFÁ 'DI' POBRE". O Comprova entrou em contato com o autor da página, mas ainda não obteve resposta.


Republicada em 4 de agosto pelo site "SeDeusQuiser.net", a informação foi difundida na rede por páginas e grupos do Facebook, como "Pelo Amor de Deus", "Somos Todos Sérgio Moro" e "Grupo Olavo de Carvalho" e alcançou mais de 10 mil interações. Nenhum dos sites apresentou nenhuma fonte que comprove a veracidade da informação.


O site Boatos.org em 4 de outubro de 2016 já havia verificado a informação de que o ex-presidente era dono de uma conta de 108 milhões, nesse caso em reais, em Luxemburgo.

 

Essa verificação foi realizada por jornalistas do Poder 360, AFP e Uol, e confirmada pelo O POVO, Nexo e Jornal do Commercio.

 

O que é o Comprova

O Comprova é um projeto de jornalismo colaborativo, que envolve 24 veículos de imprensa de todo o País,com o objetivo de combater a desinformação durante o período eleitoral. Informações falsas que estejam viralizando nas redes sociais serão checadas pelos jornalistas participantes e publicadas no site projetocomprova.com.br. Para denunciar boatos, envie mensagem para o WhatsApp (11) 97795-2200

Com informações do Projeto Comprova

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente