Participamos do

É mentira que livro mostrado por Bolsonaro em entrevista foi distribuído em escolas públicas

O nome do "seminário LGBT infantil" que o candidato citou também está incorreto
15:51 | Ago. 29, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
Durante entrevista ao Jornal Nacional na noite dessa terça-feira, 28, o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) mostrou um livro que seria parte do que chama de “kit-gay”. O livro “Aparelho Sexual & Cia” é uma publicação que fala sobre questões ligadas a sexualidade com linguagem próxima a de crianças e pré-adolescentes. O deputado federal afirmou que a edição estaria disponível em bibliotecas de escolas públicas, mas a informação é falsa.

[SAIBAMAIS] Em 2016, o Ministério da Educação lançou nota à imprensa negando que distribuía os livros, publicados no Brasil pela editora Companhia das Letras, para compor o acervo de bibliotecas de escolas públicas. A edição nunca fez parte do Programa Nacional do Livro Didático/PNLD e no Programa Nacional Biblioteca da Escola/PNBE. A notícia de que o livro seria distribuído se repete desde 2013. O Ministério da Cultura (MinC) comprou 28 cópias do título, em 2011, para o Programa Livro Aberto, que não tem relação com bibliotecas escolares.

Quando perguntado sobre declarações homofóbicas que deu no passado, Bolsonaro afirmou que começou a criticar o movimento de LGBTs quando soube da organização do evento “9º Seminário LGBT Infantil”, que seria realizado na Câmara dos Deputados. Entretanto, o nome do evento dito pelo candidato está incorreto. Em 2012, foi realizado o 9º Seminário LGBT com tema sobre infância e sexualidade. Todo ano os temas do seminário mudam para abranger as necessidades de discussão da população LGBT. 
 
A Companhia das Letras se posicionou no perfil do Twitter após a entrevista. A editora afirma que o título não está mais no catálogo, mas que se orgulha do livro.
 
[VIDEO1] 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente