Participamos do

Coronel da PM esclarece boato de prisão contra tenente após mudança nas escalas

Segundo o oficial, o caso da troca de escalas será apurado, mas a tenente não está presa
19:44 | Nov. 18, 2017
Autor Jéssika Sisnando
Foto do autor
Jéssika Sisnando Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma tenente da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) foi afastada do serviço pelo comandante do Policiamento do Eusébio, na Região Metropoliana de Fortaleza (RMF), tenente-coronel Mateus Figueiredo de Farias. A situação aconteceu após reclamações sobre escalas de serviço que estavam sendo trocadas. O caso foi registrado neste sábado, 18. Inicialmente, nas redes sociais, foi divulgado que a tenente estaria presa, no entanto o comandante diz que o que houve foi a abertura de um inquérito administrativo.

Conforme o tenente-coronel Mateus, uma série de reclamações de que a tenente estava tirando policiais de escala e mudando para outros municípios estavam chegando há pelo menos duas semanas. Policiais militares eram deslocados para trabalhar em outros municípios. O coronel diz que policiais escalados para trabalhar em Pacajus eram deslocados para Chorozinho."Houve o caso de uma guarnição inteira que foi colocada para o município de Horizonte", disse o oficial.

Devido as reclamações, a tenente teria sido chamada pelo comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Paulo Sérgio Braga Ferreira, para conversar sobre a questão das mudanças, que seriam indevidas. "Ela disse que não ia mais se repetir", diz o coronel Mateus.

 No entanto, conforme o comandante, neste sábado, 18, denúncias de novas mudanças de escalas surgiram e foram constatadas. A tenente foi conduzida a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e será aberta a apuração do caso. Segunda-feira, 20, ela deve se apresentar no Quartel do Comando Geral, onde deve ser realocada.

 Conforme o coronel Mateus, as mudanças de escalas eram frequentes e não se sabia o motivo. Ele relata que a escala de serviço é um documento oficial, que possui um timbre do Estado e a assinatura do capitão comandante da Companhia e do subcomandante. Portanto, não devem ser trocadas de maneira indevida.

 O oficial relata que por ser correto, muita vezes acaba sendo mal interpretado. "Tenho 30 anos de Polícia Militar e e não recebo políticos ou empresários, que muitas vezes querem intervir nas escalas de serviço para benefício próprio. O policiamento deve ser tratado com seriedade", finaliza.

 

O POVO tentou contato com a Associação dos Oficiais (Assof), mas as ligações não foram atendidas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente