PUBLICIDADE
Checagem O POVO
NOTÍCIA

Rede Comprova lança programa para auxiliar jornalistas na checagem de fatos das eleições municipais

Programa oferecerá orientação individual para jornalistas que cobrem eleições locais; saiba como participar

21:21 | 26/10/2020
Programa deve orientar jornalistas com dicas para a checagem de dados na cobertura eleitoral de 2020.  (Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)
Programa deve orientar jornalistas com dicas para a checagem de dados na cobertura eleitoral de 2020. (Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

O Projeto Comprova lança nesta terça-feira, 27, programa de atendimento gratuito a jornalistas de todo o Brasil para auxílio em verificação de boatos e conteúdos suspeitos nas eleições municipais. O programa de mentoria irá atender individualmente cada jornalista inscrito na iniciativa com sessões de 30 minutos. Os jornalistas locais serão orientados por outros jornalistas com formação e experiência em verificação de dados.

Pode participar do programa qualquer qualquer jornalista que esteja envolvido na cobertura das eleições municipais. Os interessados devem se cadastrar no site da Comprova e solicitar a mentoria virtual. As orientações consistem em dicas para a investigação de conteúdos compartilhados em redes sociais das campanhas eleitorais e do processo eleitoral. 

Projeto Comprova

O Projeto Comprova é uma iniciativa da First Draft, liderada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). As organizações de mídia envolvidas na terceira fase do Comprova são: A Gazeta, Gazeta do Sul, AFP, Band News, Band TV, Band.com.br, Canal Futura, Correio (da Bahia), Correio de Carajás, Correio do Estado, Correio do Povo, Diário do Nordeste, Estado de Minas, Exame, Folha de S.Paulo, GaúchaZH, Jornal do Commercio, Metro Brasil, Nexo Jornal, NSC Comunicação, O Estado de S. Paulo, O Popular, Poder360, Rádio Band News FM, Rádio Bandeirantes, revista Piauí, SBT, UOL e O POVO.

Google News Initiative e Facebook Journalism Project ajudaram a financiar o Comprova, e ambas as empresas estão fornecendo suporte técnico e treinamento para as equipes envolvidas.

O Comprova tem como parceiros institucionais a Associação Nacional de Jornais no Brasil (ANJ), o Projor, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), a agência Aos Fatos e a RBMDF Advogados. Os parceiros de tecnologia são CrowdTangle, NewsWhip, Torabit, Twitter e WhatsApp.

Serviço

Programa de mentoria para cobertura jornalística
Inscrições online
Gratuito.
Mais informações: www.projetocomprova.com.br | (11) 97795-0022 - WhatsApp