PUBLICIDADE
Checagem O POVO
Checagem de Fatos

Presidente da França usa foto antiga em postagem sobre queimadas na Amazônia

Em postagem no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) atacou o presidente Francês pela origem da foto, alegando que Macron estaria usando uma questão interna do Brasil para ganhos políticos pessoais.

23:20 | 22/08/2019
Macron disse que G7 precisa discutir incêndios na Amazônia
Macron disse que G7 precisa discutir incêndios na Amazônia(Foto: Yoan VALAT/AFP)

Não é atual a foto usada em postagem realizada por Emmanuel Macron, presidente da França, no Twitter, que convoca o G7 para falar sobre as queimadas da Amazônia. A imagem é do fotojornalista Loren McIntyre, que morreu em 2003, nos Estados Unidos.

McIntyre era um explorador e trabalhou na National Geographic. Até hoje ele é lembrado, e tem seu nome em uma das nascentes do Rio Amazonas: Lagoa McIntyre, no Peru.

Em postagem no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) atacou o presidente Francês pela origem da foto, alegando que Macron estaria usando uma questão interna do Brasil para ganhos políticos pessoais. Além disso, afirmou que ele usa de tom sensacionalista e que isso não contribuiria para a solução do problema.

Em outra postagem, Macron convida os membros do G7 para debater a situação das queimadas na Amazônia. Em resposta, Bolsonaro declarou que isso "evoca mentalidade colonista descabida".