PUBLICIDADE
Notícias

Incêndio que atinge vegetação na região de Ibiapaba já dura dez dias

A extensão total da área queimada ainda não foi divulgada, mas há focos de incêndio em Frecheirinha, Ubajara e Tianguá, segundo o Corpo de Bombeiros. Ibama aponta que pelo menos mil hectares foram atingidos, o equivalente a mil campos de futebol

10:51 | 20/10/2015
NULL
NULL

Atualizada às 17 horas

Um incêndio de grandes proporções atinge a vegetação da Chapada da Ibiapaba há dez dias, no Interior do Ceará. Equipes do Corpo de Bombeiros, do Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), além dos brigadistas do Parque Nacional de Ubajara, trabalham diariamente na área para controlar as chamas. Não há feridos e nenhuma área habitada foi afetada.

O coordenador estadual do Prevfogo do Ibama Ceará, Kurtis Francois Teixeira Bastos, contou que no início, agentes do Parque Nacional de Ubajara e voluntários começaram a controlar o fogo. "A partir do dia 14 de outubro os bombeiros e o Prevfogo foram chamados, pois o incêndio já atingia grande proporções".

Segundo o capitão Mardens Vasconcelos, do Corpo de Bombeiros de Sobral, o fogo é concentrado em áreas de difícil acesso. “Nós mandamos dez bombeiros, que começaram a trabalhar com os brigadistas do Ibama. Há focos de incêndio em Frecheirinha, Ubajara e Tianguá”, detalha. O efetivo foi reforçado com cerca de 30 bombeiros de Fortaleza, enviados ao local na segunda-feira, 19.

No domingo, 18, a operação contou ainda com o helicóptero da Ciopaer, que utilizou um equipamento canadense chamado “bambi-bucekt’’ para lançar quatro mil litros d’água – captadas de um açude próximo à queimada. O equipamento também será utilizado, novamente, nesta terça-feira, 20, conforme o capitão.
[FOTO2]

“É um fogo em vegetação, as equipes usam abafadores, ciscadores, enxada e bombas costais, que jorram água”, explica Mardens. Seis brigadistas do Prevfogo foram à região na quinta-feira, 15, quando as equipes do Corpo de Bombeiros de Sobral também chegaram.

Área

De acordo com Kurtis, o incêndio atingiu mil hectares, quase o equivalente a mil campos de futebol. "Mas a área total ainda será mensurada pela Perícia do Ibama, depois que o incêndio for totalmente controlado", explica. 

O incêndio atinge bordas do Parque Nacional de Ubajara, de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), parceiro do Ibama.

As causas do fogo ainda não foram identificadas, mas o certo é que trata-se de incêndio criminoso, conforme o coordenador do Prevfogo. ''Não foi natural, foi provocado. Os incêndios florestais ocorrem em regiões de raios, nessa área não existem causas naturais que justifiquem", disse Kurtis.

O analista ambiental do Ibama, Humberto Fragoso, lembra que os incêndios florestais são devastadores. “Na capital temos temperaturas amenas e não temos noção do que ocorre no Interior. É uma reação em cadeia que se repete ano a ano. Somos o semiárido mais populoso do mundo, mas é um bioma frágil”, diz.

"Pode ter sido um caçador, um extrator de mel, ou apenas alguém que quis gerar um conflito. E todo incêndio em unidade de conservação é crime", completa Kurtis. 

[FOTO3]

O Parque Nacional de Ubajara foi criado em  30 de abril de 1959, com uma área de 4.000 hectares, por meio do Decreto Federal nº 45.954/59. O último decreto aumentou os limites do parque para uma área de 6.288 hectares, abrangendo os municípios de Ubajara, Tianguá e Frecheirinha.

A vegetação está inserida no bioma Caatinga, mas conforme a direção da unidade, está distribuído em três ecossistemas: Floresta Ombrófila Aberta, (Mata Atlântica), Floresta Subperenifólia e Caatinga. 

NOTA: Inicialmente, o Corpo de Bombeiros repassou que o incêndio durava seis dias, mas a informação foi atualizada pelo Ibama.

TAGS