Participamos do

Filhote de jacaré é encontrado na Praia de Flexeiras; saiba como proceder

Animal foi resgatado por um morador que vestia camisa do Projeto Manatí, mas ONG realiza resgates apenas de mamíferos marinhos. No caso dos outros animais da fauna, população deve chamar o Ibama ou a Polícia Ambiental
16:00 | Ago. 16, 2016
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Um filhote de jacaré foi achado, no último domingo, 14, na Praia de Flexeiras, no Trairi, a 124 km de Fortaleza. O animal foi resgatado por um morador da área e, depois, encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama no Ceará.

Apesar de estar vestindo uma camisa do Projeto Manatí, da ONG Aquasis, o morador que pegou o animal não integrava a equipe da entidade. De acordo com a ONG, ele é um colaborador local, e a instituição realiza apenas o resgate de mamíferos marinhos, como golfinhos, botos, baleias e peixes-bois.

"Ele fez o treinamento para prestar os primeiros socorros aos animais que encalham na praia e estava com nossa camisa, o que gerou essa confusão. Esclarecemos que a responsabilidade para esse tipo de animal é do Ibama", explicou a presidente da Aquasis, Cristine Negrão.

[SAIBAMAIS 2] O filhote, que foi localizado próximo a uma escola da cidade, chegou ao Centro de Triagem na segunda-feira, 15, conforme O POVO Online apurou. No local, os animais resgatados, geralmente do tráfico ilegal, são medicados e reabilitados para devolução ao habitat natural.

O Ibama faz o resgate no Ceará de aves, répteis, cobras, raposas, cágados e tartarugas, por exemplo. As tartarugas encalhadas no litoral podem também ser resgatadas pelo Projeto Tamar e Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Serviço
Resgate de animais silvestres
Ibama - (85) 3307-1100
Batalhão da Polícia Ambiental - (85) 3101-3545/ 3101- 3577
Semace - 0800-2752233

Resgate de mamíferos marinhos
Aquasis - (85) 3318-4911/ 99675-0665

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente