Participamos do

Câmara Municipal de Tauá decide por cassação de prefeito

Um edital foi divulgado convocando a Câmara Municipal para empossar o vice-prefeito do Município
21:02 | Set. 12, 2018
Autor Izadora Paula
Foto do autor
Izadora Paula Estagiária do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]

Após votação nesta quarta-feira, 12, na Câmara Municipal de Tauá, município distante 347 km de Fortaleza, o prefeito Carlos Windson (PR) teve seu mandato cassado. Um edital foi expedido pelo vereador Luis Tomaz Dino, presidente da Casa, convocando a Câmara Municipal para sessão extraordinária na qual o vice-prefeito, Carlos Frederico Citó César Rego, deverá ser empossado no cargo de prefeito de Tauá.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), havia salários de servidores da prefeitura atrasados desde 2017. O prefeito, que foi acusado por infração político-administrativa, havia celebrado acordo com MPCE para pagamento das dívidas. No dia 8 de março deste ano, após descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o MPCE ajuizou pedido para bloquear os bens de Windson. À época, o prefeito negou as acusações de descumprimento do TAC em entrevista ao O POVO Online. 

No último dia 5, a Comissão Processante, instalada pela Câmara Municipal de Tauá para apurar denúncia das infrações cometidas pelo prefeito, aprovou o relatório final, sendo favorável ao recebimento da acusação.

O documento detalhava as denúncias apresentadas contra Windson, entre elas: o descumprimento do orçamento do Município referente ao teto de gastos com pessoal, que ultrapassou os 67%, dispensa de licitação para contratação de transporte escolar, não prestação do serviço de transporte de alunos e negligência na defesa dos bens do município.

A reportagem tentou contato com a Câmara Municipal de Tauá, entre as 19h20min e as 20h01min, mas não teve as ligações atendidas.

O POVO Online esteve em contato com a assessoria do prefeito, que afirmou apenas que  está "avaliando algumas possibilidades". Até o fechamento desta matéria, nenhum pronunciamento oficial de Carlos Windson foi divulgado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente