Participamos do

Chove em apenas 1 município cearense entre ontem e hoje; Fortaleza registra precipitação nesta manhã

A precipitação foi registrada em Tauá, no Sertão Central e Inhamuns, com apenas 0,6 milímetros (mm)
11:45 | Jun. 03, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Após o fim da quadra chuvosa, apenas 1 município cearense registrou precipitação entre as 7 horas de ontem e a manhã deste domingo, 3. A precipitação foi registrada em Tauá, no Sertão Central e Inhamuns, com apenas 0,6 milímetros (mm).
 
Os dados são parciais e foram atualizados às 11 horas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No Litoral de Fortaleza não houve registro de precipitações pela Funceme até o momento, mas chove na Capital na manhã deste domingo. 

O período que se inicia a partir do final de maio e se estende até meados de julho caracteriza-se como a pós-estação. Com o fim da quadra chuvosa (fevereiro a maio), quando a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) foi o principal sistema indutor de chuvas, a tendência é que as precipitações diminuam consideravelmente no segundo semestre do ano.
[SAIBAMAIS]
De acordo com o supervisor do Núcleo de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, as chuvas deste período não costumam ser frequentes. Ele explica que as precipitações deste período são causados pelo fenômeno das Ondas de Leste. 

No restante deste domingo, a Funceme prevê nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte e possibilidade no sul do Estado. Para esta segunda-feira, 4, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas no centro-norte do Ceará e céu parcialmente nublado no sul.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente