Com 50% da capacidade, redes pública e privada retomam aulas presenciais em Sobral

Retorno dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio em Sobral será decidido em 1º de março.

Sob o modelo híbrido, as aulas presenciais nas redes pública e privada de Sobral estão autorizadas com 50% da capacidade. O retorno deve ocorrer de forma gradual com a educação infantil das unidades particulares a partir de 1º de fevereiro. Quinze dias depois, voltam as turmas dessa mesma etapa, mas do ensino público. No mesmo dia, estão liberadas as classes do 1º ao 5º ano de educação privada. Em 1º de março, a rede pública pode receber na escola os anos iniciais do Ensino Fundamental.

A apresentação do escalonamento e das medidas de segurança ocorreu nesta quarta-feira, 27. Participaram da reunião o secretário municipal da Educação, Herbert Lima, o chefe do gabinete do prefeito, David Duarte, a secretária da Saúde, Regina Carvalho, e gestores das redes de ensino do município, localizado a 234,8 quilômetros de Fortaleza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme decreto estadual, a decisão de retorno das aulas presenciais nas redes municipais cabe ao gestor dos municípios, levando em consideração o cenário epidemiológico. Desde março de 2020, as aulas em todo o Estado foram suspensas como medida de segurança para evitar a propagação da Covid-19.

Conforme a administração de Sobral, o estudante só retorna às aulas presenciais com a autorização dos pais ou responsáveis, que devem assinar um termo de responsabilidade autorizando ou desautorizando o retorno do estudante. “O grupo continuará se reunindo para acompanhar a situação e, no dia 1º de março, será divulgado um novo decreto abordando as questões relativas ao Ensino Fundamental II e Ensino Médio”.

O atual decreto prevê ainda que, caso seja constatado um caso de Covid-19 numa sala de aula, ela será fechada por 14 dias e os estudantes e professor devem fazer isolamento neste período. Caso sejam detectados dois casos ligados em salas de aula diferentes, a escola toda é fechada por 14 dias.

“As atividades de ensino, percentuais de capacidade e datas de retorno poderão ser modificadas a qualquer momento, dependendo da situação epidemiológica, de acordo com os dados fornecidos pela Secretaria da Saúde, e as medidas previstas nos decretos estaduais”, frisou Herbert Lima.

Na ocasião, a gestora da Saúde de Sobral, Regina Carvalho, detalhou que estudantes e trabalhadores da educação serão monitorados. Além disso, apresentou protocolo para manejo sintomático respiratório, além de tirar dúvidas dos gestores escolares sobre a situação epidemiológica do município e os procedimentos que deverão ser adotados, caso seja observado algum sintoma em estudantes ou profissionais.

A responsável também explicou que serão testados todos os profissionais da educação (professores, zeladores, auxiliares administrativos) que irão retornar ao trabalho presencial nesta primeira fase.

“Durante 15 dias vamos monitorar o reflexo dessa retomada nos dados epidemiológicos. Iremos implementar um modelo de fiscalização para verificar se os estabelecimentos privados estão seguindo as recomendações do decreto e não hesitaremos em fechar algum estabelecimento que descumpri-lo”, comentou o chefe do gabinete da prefeitura de Sobral.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

VOLTA AS AULAS EM SOBRAL ENSINO HÍBRIDO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar