Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Uninta e Defensoria Pública do Ceará inauguram nova sede do projeto Laços de Família

Em cinco anos de existência, projeto já realizou 883 mediações, resolvendo demandas judiciais por meio do diálogo entre as partes envolvidas
11:19 | Out. 19, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Centro Universitário Inta (Uninta) e a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará realizaram, nessa sexta-feira, 18, a inauguração da nova sede do projeto Laços de Família, localizada no centro de Sobral, Zona Norte do Estado. O evento contou com a presença de autoridades do poder judiciário, corpo dirigente da universidade e também da diretoria do projeto e de mediadores que atuam na região.

O projeto se destina a solução de conflitos por meio do diálogo entre os envolvidos, antes dessa questão se tornar um processo jurídico. Por meio de uma parceria com o Núcleo de Mediação Comunitária do Ministério Público e do Núcleo de Solução de Conflitos da Defensoria Pública, o projeto Laços de Família montou uma rede de acolhimento na região de Sobral. Segundo a advogada e assistente social, Cláudia Costa, estima-se que de 2014 até este ano foram reduzidas em 40% o número de processos que davam entrada na Vara de Família.

São casos de pensão alimentícia, divórcio, guarda compartilhada de filhos e demais processos relacionados ao Direito da Família. Cláudia diz que a maior contribuição do projeto não é “desafogar o judiciário” mas sim fazer com que "as pessoas procurem outras vias, além do corredor do fórum, para resolverem seus conflitos de forma pacífica". Ela também acredita, com base nos mais de cinco anos como mediadora, que "nos casos do Direito da Família, não existe outra via que não seja o diálogo". "Ele é eficaz e reduz a chance de gerar traumas principalmente nos processos que envolvem crianças", reforçou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No projeto, além dessa mediação de conflitos, é ofertado acolhimento psicológico e social. "As vezes a família chega com uma demanda simples, como um divórcio consensual. Nós mediamos e buscamos identificar outras demandas”, destaca Cláudia Costa, vinculada ao projeto. Ela destaca que o atendimento é personalizado de acordo com o que a equipe multidisciplinar julgar necessário em cada caso.

O objetivo da nova sede é expandir o serviço ofertado, realizando entre 48 e 50 mediações por semana. O projeto recebe novos casos continuamente, basta comparecer à sede e solicitar atendimento. Em outros casos, ocorre o encaminhamento via Defensoria Pública ou por meio da rede de mediação comunitária existente na região. Podem procurar o projeto pessoas com demandas relacionadas ao Direito da Família, que não tenham condições financeiras para contratar um advogado particular. Um dos requisitos é de que pelo menos uma das partes envolvidas deve residir em Sobral.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar