Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Estudante de Direito é presa em ação policial que desarticulou organização criminosa em Sobral

A mulher era investigada por tráfico de drogas e suspeita de repassar informações sigilosas para os criminosos
14:00 | Set. 19, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma estudante de Direito foi presa durante ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) que desarticulou uma organização criminosa na manhã desta quinta-feira, 19, em Sobral (Região Norte). Na ação, outras 13 pessoas foram capturadas, sendo oito mulheres e cinco homens.

Gerciany de Lima Marques, 22, é acadêmica de Direito e foi estagiária no início deste ano no Fórum da Cidade. Ela seria responsável por repassar informações sigilosas do Sistema de Segurança e do Poder Judiciário para os criminosos.

Os agentes do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) cumpriram 27 mandados de prisão e busca e apreensão contra suspeitos de atuarem em crimes como tráfico de drogas, homicídios, porte e posse ilegal de arma de fogo e receptação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o delegado Ricardo Magalhães, titular do NCTD de Sobral, Gerciany desempenhava um dos principais papéis na organização criminosa. A mulher era responsável por fotografar os policiais e enviar as fotos deles para o namorado, um traficante na região. “A Gerciany se aproveitava do acesso que tinha aos procedimentos, devido à função que exercia como estagiária, e repassava informações aos criminosos”, detalhou o delegado.

Estudante de direito é presa em ação policial que desarticulou organização criminosa em Sobral
Estudante de direito é presa em ação policial que desarticulou organização criminosa em Sobral (Foto: Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) / Divulgação. )

Outras prisões

A ação também prendeu Antônia Cristina do Nascimento, 29; Carlos Gilson Nascimento Guilherme, 20, conhecido por Carneirinho (que já responde por tráfico de drogas, crime contra a incolumidade pública e porte ilegal de arma de fogo), Daiana Sousa Silva, 29; Elisabete Silva de Souza, 28, conhecida como Beth; Francisco Edgleyson Rodrigues de Sousa, 30, vulgo Salomé (que já responde tráfico de drogas); Iuri da Costa Albuquerque, 26 (que já responde por tráfico de drogas); José Edson da Silva, 33, vulgo Edinho; Layanna da Silva Cavalcante, 24, a Lay (que responde por posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas); Maria Betânia de Araújo do Nascimento, 35; Natasha Maria Furtado Domingues, 25 (que já responde por tráfico de drogas); Rozane da Silva Sales, 32, vulgo Miúda (que já responde por tráfico de drogas); e Yasmin da Silva Santos, 19 (que tem antecedente por tráfico de drogas).

A Polícia Civil cumpriu ainda três mandados de prisão na Penitenciária Industrial Regional de Sobral contra Francisco de Assis do Nascimento Gomes, 34, vulgo Diaço, que já responde por roubo com restrição de liberdade da vítima, ameaça, homicídio, furto, contravenção penal, porte ilegal de arma de fogo, receptação e roubo; Fábio Silva Melo, 39, o Fabinho ou Gago, que tem passagem na Polícia por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; além de José Wilson da Silva Alves, 25, vulgo Wilsinho, que responde por homicídio.

Contra todos eles, foram cumpridos mandados de prisão preventiva.

Durante a ação policial, diversos aparelhos celulares foram apreendidos. As investigações seguem no sentido de identificar e capturar outros envolvidos na organização criminosa.

Ação policial

A ação policial contou com o apoio da coordenada pelo Departamento de Polícia do Interior Norte (DPI Norte), foi realizada por mais de 100 policiais civis – das Delegacias Regionais de Acaraú, Itapipoca, Sobral e Tianguá, Delegacias Municipais de Bela Cruz, Coreaú, Cruz, Guaraciaba do Norte, Itapajé, Ipu, Itarema, Jijoca, Massapê, Pacujá, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Benedito, Sobral, Ubajara, Varjota, Viçosa do Ceará e do DPI Norte.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar