Participamos do

Cidades do interior do Ceará registram temperaturas abaixo de 20ºC

Sobral registrou 19,3ºC nas últimas 24h, segundo dados da Funceme. Chegada do inverno no Hemisfério Sul tem influenciado clima no Estado
09:58 | Jul. 07, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Com a chegada do inverno no Hemisfério Sul, o Ceará tem registrado temperaturas mais amenas, principalmente nas madrugadas e no início das manhãs, desde o início de julho. Nas últimas 24h, municípios como Sobral, Campos Sales e Guaramiranga apresentaram temperaturas abaixo de 20°C. Na última terça-feira, 4, Fortaleza registrou a menor temperatura no ano, com 21,9°C.

Guaramiranga, já conhecida por seu clima mais ameno, atingiu 17,9°C. A cidade Sobral registrou 19,3ºC, enquanto o município de Campos Sales ficou com 18,6ºC. Iguatu apresentou temperatura de 20ºC. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Algumas regiões do Estado não possuem estação meteorológica, portanto não há dados oficiais sobre temperaturas divulgados pela Funceme. 

Conforme a Funceme, as temperaturas mais amenas são por causa do início do inverno no Hemisfério Sul. Em vários estados brasileiros, a população se prepara para a estação do ano cuja principal característica é a queda nas temperaturas. Em algumas cidades do País é possível nevar. Porém, no Ceará, devido à proximidade com a Linha do Equador, os efeitos são pouco perceptíveis, pois a variação nos termômetros é discreta.

Entre junho e agosto, segundo a Funceme, o calor característico do Ceará tende a aliviar. Com máximas que ficam em torno dos 30ºC durante o dia, nas noites e nas madrugadas do inverno, as mínimas deixam o tempo mais agradável.

Em Fortaleza, o termômetro pode ficar próximo dos 22°C nesta época do ano, enquanto as mínimas em dezembro, por exemplo, são de 24°C. No Interior, a queda também é discreta, mas os termômetros podem marcar menos de 20°C. Em Barbalha, as mínimas no inverno chegam aos 19°C; em Guaramiranga, 16°C.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente