Participamos do

Sertão Central e Inhamuns é a única região fora da média histórica em março; Chove em 97 municípios

A região havia superado a média histórica nos meses de janeiro e fevereiro
10:24 | Abr. 02, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Sertão Central e Inhamuns, historicamente uma das regiões mais secas do Ceará, foi a única a não atingir a média no mês de março, com déficit de 5%. A área havia superado a média histórica nos dois primeiros meses. Já nos dois primeiros dias de abril, choveu 10% da média esperada para todo o mês.

Na região, entre as 7 horas dessa segunda-feira, 1º, e o mesmo horário desta terça-feira, 2, duas cidades tiveram chuvas com mais de 25 mm na região. Salitre chegou à marca de 36 mm e Tamboril registrou 31 mm de água, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Já na região do Cariri, o resultado para o mês de março foi o melhor em 11 anos. A relevância da área se dá pela localização do rio Salgado, um dos mais importantes sistemas de alimentação do Açude Castanhão — principal reservatório do Estado e o maior do Brasil.

Mapa mostra municípios que registraram precipitação entre as 7 horas dessa segunda-feira e o mesmo horário desta terça-feira.
Mapa mostra municípios que registraram precipitação entre as 7 horas dessa segunda-feira e o mesmo horário desta terça-feira. (Foto: Reprodução/Funceme)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Itaitinga e Maracanaú, marcaram 73 mm e 67.4 mm de chuva, respectivamente. Já em Caucaia, o número chegou a 34 mm. Em Fortaleza, foi registrado 43.8 mm no posto do Pici.

Previsão

Para esta terça-feira, a Funceme prevê tempo nublado com eventos de chuva em todas as regiões. Na Capital, a temperatura deve variar entre 23ºC e 32°C.

Confira as 10 maiores chuvas do dia

São Benedito (Posto: Sítio Chapadinha) : 104.8 mm

São Gonçalo do Amarante (Posto: São Gonçalo Do Amarante) : 78.0 mm

Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 77.0 mm

Caucaia (Posto: Caucaia) : 76.2 mm

Itaitinga (Posto: Itaitinga) : 73.0 mm

Itaitinga (Posto: Seman) : 71.0 mm

Maracanaú (Posto: Museu Rodolfo Teófilo) : 67.4 mm

Maracanaú (Posto: Novo Maracanaú) : 65.8 mm

Groaíras (Posto: Capim 1) : 64.0 mm

Nova Russas (Posto: Nova Russas) : 61.5 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags