Participamos do

Íntegra da nota do Consórcio Santa Quitéria

17:11 | Ago. 17, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Consórcio Santa Quitéria é uma parceria entre a Galvani e as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) para a instalação de um complexo mineroindustrial dedicado à mineração e ao beneficiamento de dois minerais - o fosfato e o urânio - que se encontram associados na jazida de Itataia, localizada no município de Santa Quitéria, Ceará. Com investimento estimado em R$ 900 milhões, o empreendimento produzirá fertilizante fosfatado para a agricultura, fosfato bicálcico para alimentação animal e concentrado de urânio, destinado à produção de energia nas usinas nucleares brasileiras. Quando estiver em operação, a unidade produtiva vai contribuir para um aumento de 10% na produção brasileira de fertilizantes fosfatados e irá permitir uma redução nas importações brasileiras dessa matéria-prima, que hoje representa cerca de 50% do consumo nacional.

 

O Consórcio reforça a importância estratégica do projeto – que contribuirá com o desenvolvimento da região e a geração de empregos no estado – e o compromisso com a qualidade de vida da população do entorno e a transparência, baseada no diálogo e na comunicação permanente com todos os segmentos da sociedade, bem como a importância do papel de ONGs na comunidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Visando à implementação de ações de prevenção e controle, o consórcio informa que realizou estudos e relatórios sobre os impactos ambientais, culturais e econômicos do projeto, além das transformações que a atividade industrial pode causar no período de funcionamento da mina.

 

Atualmente, a execução do projeto depende da liberação de licenças ambientais, em fase de avaliação tanto no Ibama quanto na CNEN. Com relação ao tempo de análise, o Consórcio entende que o processo é natural diante da complexidade e cuidados necessários para a implantação do empreendimento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente