PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Data de beatificação de Menina Benigna é oficialmente divulgada

Menina foi assassinada aos 13 anos de idade por não corresponder a investidas amorosas de um homem; caso aconteceu em 1941

12:25 | 21/01/2020
Imagens da menina Benigna em Santana do Cariri   (Foto: Fabio Lima)
Imagens da menina Benigna em Santana do Cariri (Foto: Fabio Lima)

A beatificação de Benigna Cardoso foi anunciada nesta terça-feira, 21, em pronunciamento feito pelo bispo dom Gilberno Pastana na rádio porta-voz da Diocese do Crato. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado do Vaticano. A celebração ocorrerá no dia 21 de outubro deste ano.

“É um motivo de grande alegria para todos nós. E, em contato com Roma, resta-nos preparar a celebração”, disse o bispo durante o anúncio na rádio Educadora do Cariri. Em sua página oficial no Facebook, o governador Camilo Santana comemorou a beatificação, a primeira da história do Ceará. 

Com apenas 13 anos, Benigna Cardoso da Silva foi assassinada na tarde do dia 24 de outubro de 1941. A órfã seguia sua rotina de pegar água em uma cacimba quando foi atingida com golpes de faca após recusar investidas amorosas de Raul Alves, jovem de 13 anos de idade. O corpo foi encontrado no mesmo local do crime, no Sítio Oiti, por sua família.

O incidente abalou a cidade de Inhumas, distrito em que a menina morava, do município de Santana do Cariri. A jovem passou a ser vista como santa por todos da região, sendo uma inspiração para promessas e graças de religiosos.

Com informações de Amaury Alencar