Participamos do

UFRJ inaugura posto de Geociências na Chapada do Araripe

A "Casa de Pedra" tem o objetivo de facilitar os estudos e pesquisas na região, além de promover atividades educativas envolvendo paleontologia, geologia e áreas relacionadas
11:34 | Jun. 02, 2016
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ceará recebe, no fim de junho, o Centro de Referência Casa de Pedra da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que será instalado em Santana do Cariri, a 556 km de Fortaleza. O projeto tem o objetivo de acolher estudantes, professores e pesquisadores em Geociências para a prática de atividades de ensino e extensão nas áreas de geologia, geografia, paleontologia e meteorologia.

O Centro terá capacidade de atender cerca de 60 alunos e terá agendamento de uso. A permanência máxima será de dez dias para ampliar a utilização por várias instituições. Um dos projetos visa a difusão das Geociências e a qualificação de docentes do ensino médio e fundamental, com a parceria da Universidade Regional do Cariri (Urca). "Aspectos como o uso dos recursos hídricos, sustentabilidade, gestão territorial, clima e temas relacionados à geografia humana também estão no cerne das nossas ações", cita o coordenador do projeto e diretor do Instituto de Geociências da UFRJ, professor Ismar Carvalho.

Segundo ele, a Casa de Pedra é uma oportunidade para os alunos conhecerem uma realidade cultural, social e econômica distinta. "Creio que neste contexto a troca de saberes será profundamente enriquecedora", afirma.

A conservação de fósseis também está inserida nos objetivos das pesquisas na área, caracterizada pela diversidade fossilífera de insetos, peixes e répteis. A Chapada do Araripe é o berço de descobertas esclarecedoras para a paleontologia. Em abril, foi divulgado o achado do primeiro coração fossilizado de um vertebrado, em pesquisa coordenada pelo médico José Xavier Neto, do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio/CNPEM).

Em junho de 2015, foi anunciada a descoberta do fóssil do pássaro mais antigo do Brasil. Também no ano passado, foi divulgado o achado de um fóssil de uma serpente de quatro patas, que comprovava a relação evolutiva entre cobras e lagartos.

Ismar destaca que a instalação da Casa de Pedra é ainda uma forma de incentivar o geoturismo e combater o comércio ilegal de fósseis. "Esse comércio, pelo menos nesta região, é um problema de ordem social. O centro pode ser mais uma ferramenta que auxilie, tanto acolhendo os pesquisadores que atuam nessa temática, quanto promovendo atividades educativas e patrimoniais", explica.
[FOTO2]
Acervo

A Casa de Pedra foi construída com pedras cariri da própria região e mão-de-obra local. Por enquanto, a UFRJ busca parcerias para dividir os gastos com a manutenção e funcionamento do local, mas a ideia é que ele seja autossustentável.

O terreno foi doado pela Prefeitura de Santana do Cariri, que assinou contrato de cooperação com a universidade em setembro de 2014. A demora para a finalização do projeto, conforme Ismar, deve-se ao tempo necessário para a realização da escritura e da incorporação do patrimônio. "Eu diria que foi, em realidade, um recorde frente às dificuldades de tramitação do projeto e execução física", frisa.

Os custos do projeto não foram divulgados, mas além do apoio orçamentário da UFRJ, os recursos são advindos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), CNPq, Programa de Formação de Recursos Humanos da Petrobras (PFRH), Associação Brasileira de Geólogos do Petróleo (ABGP) e ANP (Programa de Recursos Humanos - PRH-18 Biossedimentologia).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente