Participamos do

Pelo quarto dia seguido, chuva segue escassa no Ceará

O Ceará continua sentindo os efeitos do afastamento da Zona de Convergência Intertropical da costa. Maior chuvas foi em Russas, com 61.5 mm
10:43 | Abr. 21, 2018
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Após primeiras semanas de intensas precipitações, as chuvas de abril têm dado trégua. Entre as 7 horas desta sexta-feira, 20 e o mesmo horário deste sábado, 21, dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicam chuva em 27 municípios até as 10h2 min. O maior volume registrado foi em Russas, na região jaguaribana, com 61.5 milímetros (mm).

Logo atrás vem Quixadá, no Sertão Central e Inhamuns, com 53 mm. A terceira maior chuva do período foi em Morada Nova, que marcou 33.4 mm. Os baixos volumes e municípios com precipitação são explicados pelo afastamento da Zona de Convergência Intertropical da costa cearense, conforme especialista afirmou ao O POVO Online.

De quinta para sexta foi registrada a pior chuva do mês no Estado, com água caindo em apenas 22 municípios. Raul Fritz, meteorologista da Funceme, indicou que esse afastamento é temporário e que a ZCIT deve retornar aos domínios do Ceará para trazer de volta as chuvas regulares. 

A previsão do tempo para este sábado é de possibilidade de chuva no noroeste do Estado, na região Jaguaribana e no Sertão Central e Inhamuns. Nas demais áreas, céu entre parcialmente nublado e claro.

Confira as 10 maiores chuvas por município:

Russas (Posto: Russas) : 61.5 mm

Quixadá (Posto: Ac. Pedras Brancas) : 53.0 mm

Quixadá (Posto: Tapuiara) : 50.0 mm

Morada Nova (Posto: Fazenda Lacraia) : 33.4 mm

Jaguaretama (Posto: Fazenda Coque) : 31.6 mm

Quixadá (Posto: Ac. Cedro) : 25.0 mm

Russas (Posto: Sitio Timbauba Macore) : 24.6 mm

Jaguaruana (Posto: Borges) : 18.0 mm

Acaraú (Posto: Lagoa Do Carneiro) : 17.2 mm

Tamboril (Posto: Oliveira) : 16.0 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente