Participamos do

Projeto de estudantes de Reriutaba incentiva doação de medula óssea

Sensibilizados com os números baixos de doação de medula óssea, alunos cearenses realizaram campanha de doação na cidade
21:34 | Abr. 09, 2020
Autor Luana Façanha
Foto do autor
Luana Façanha Social media do O POVO.
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Castro de Mesquita, em Reriutaba, na região da Ibiapaba, no Ceará, criaram a campanha "Empatize-se: a Prática da Empatia como Ferramenta para Salvar Vidas", após perceberem que o número de doações de medula é muito baixo em relação ao de necessitados no País. A constatação que deu origem ao projeto surgiu após visita ao Hemocentro Regional de Sobral. A campanha foi finalista do Desafios Criativos da Escola de 2019.

A principal dificuldade do transplante de medula óssea é achar um doador compatível com o receptor. E os estudantes perceberam, que por medo e outros tabus, pessoas deixavam de fazer a doação, ou sequer conheciam essa possibilidade de solidariedade com o próximo. Os alunos, então, tentaram encontrar uma forma de conscientizar e sensibilizar a população sobre a situação. Para estimular ainda mais a doação de medula, firmaram parceria com o Hemocentro Regional e começaram mobilização social para conscientizar a população da região.

Os estudantes prepararam e distribuíram folders informativos e cartazes em comércios e locais estratégicos de Reriutaba. Além disso, realizaram palestra sobre a logística e os efeitos da doação para o doador e para o receptor, além de oferecer suporte na coleta de sangue realizada pelo Hemoce na escola, cadastrando novos doadores.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O projeto conquistou o primeiro lugar na "VIII Feira de Ciências", categoria Ciências da Natureza, da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Castro de Mesquita (Reriutaba/CE) e também no "Ceará Científico", etapa regional da Crede 6, em 2018 na Categoria Ciências e Engenharia.

Confira vídeo sobre a campanha com momentos do projeto

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar