PUBLICIDADE
Noticia

Projeto de estudantes de Reriutaba incentiva doação de medula óssea

Sensibilizados com os números baixos de doação de medula óssea, alunos cearenses realizaram campanha de doação na cidade

Luana Façanha
21:34 | 09/04/2020
Sensibilizados com os números baixos de doação de medula óssea, estudantes realizaram campanha de doação na cidade
Sensibilizados com os números baixos de doação de medula óssea, estudantes realizaram campanha de doação na cidade (Foto: Reprodução/EEEP Francisca Castro de Mesquita)

Estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Castro de Mesquita, em Reriutaba, na região da Ibiapaba, no Ceará, criaram a campanha "Empatize-se: a Prática da Empatia como Ferramenta para Salvar Vidas", após perceberem que o número de doações de medula é muito baixo em relação ao de necessitados no País. A constatação que deu origem ao projeto surgiu após visita ao Hemocentro Regional de Sobral. A campanha foi finalista do Desafios Criativos da Escola de 2019.

A principal dificuldade do transplante de medula óssea é achar um doador compatível com o receptor. E os estudantes perceberam, que por medo e outros tabus, pessoas deixavam de fazer a doação, ou sequer conheciam essa possibilidade de solidariedade com o próximo. Os alunos, então, tentaram encontrar uma forma de conscientizar e sensibilizar a população sobre a situação. Para estimular ainda mais a doação de medula, firmaram parceria com o Hemocentro Regional e começaram mobilização social para conscientizar a população da região.

Os estudantes prepararam e distribuíram folders informativos e cartazes em comércios e locais estratégicos de Reriutaba. Além disso, realizaram palestra sobre a logística e os efeitos da doação para o doador e para o receptor, além de oferecer suporte na coleta de sangue realizada pelo Hemoce na escola, cadastrando novos doadores.

O projeto conquistou o primeiro lugar na "VIII Feira de Ciências", categoria Ciências da Natureza, da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Castro de Mesquita (Reriutaba/CE) e também no "Ceará Científico", etapa regional da Crede 6, em 2018 na Categoria Ciências e Engenharia.

Confira vídeo sobre a campanha com momentos do projeto