Quixeramobim registra sete tremores de terra no fim de semana

Dois eventos de maior magnitude aconteceram com cinco horas de intervalo. A região é marcada pelos abalos sísmicos

Sete tremores de terra foram registrados no município de Quixeramobim, a 211 quilômetros de Fortaleza. Os eventos aconteceram na última sexta-feira, 15, e puderam ser sentidos no distrito de São Joaquim e nas localidades de Poço do Gado e Fogareiro.

De acordo com o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um dos tremores teve magnitude preliminar de 2.1 e aconteceu por volta das 14h45min. Horas depois, já às 19h36min, um novo tremor foi sentido por moradores do distrito de São Joaquim. O fenômeno teve magnitude preliminar 2.0.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No horário do evento, a população relatou ter escutado um barulho similar a uma explosão. Além de São Joaquim, o evento também foi sentido por moradores da localidade de Poço do Gado, na zona rural de Boa Viagem, e na localidade de Fogareiro. 

Outros cinco tremores de menor magnitude também foram registrados pelo Laboratório na sexta-feira, 15.

Monitoramento

Uma rede sismográfica local foi instalada em Quixeramobim em 2019 a fim de acompanhar a evolução da atividade sísmica na região no primeiro semestre daquele ano. No período entre 18 de março e 1º de junho de 2019 foram registrados mais de mil tremores de terra no município. O Laboratório Sismológico permanece monitorando e divulgando todo o trabalho feito na região de Quixeramobim, como também nas demais localidades da região Nordeste.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

tremor de terra abolo sísmico rede sismográfica LabSIS UFRN

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar