PUBLICIDADE
Notícias

Morre bisneto de Antônio Conselheiro

O sepultamento de Marcílio Maciel será realizado às 17h, no cemitério local

15:45 | 05/05/2015
NULL
NULL

Um dos últimos parentes de Antônio Conselheiro, Manoel Marcílio Maciel, morreu na noite desta segunda-feira, 4, aos 77 anos, em Quixeramobim. O bisneto do conhecido líder estava internado no Hospital Regional Dr. Pontes Neto desde sábado, 2, após sofrer uma queda em casa.

O sepultamento de Marcílio Maciel será realizado às 17h, no cemitério local.

A partir de 1997, Marcílio ganhou notoriedade na cidade com suas rememorações pela Guerra de Canudos (1893/97). Maciel foi pescador e agricultor, e divulgou bastante a história sobre Canudos e Conselheiro no município.

Ele foi um dos personagens entrevistados para o caderno especial do jornal O POVO, "Caminhos do Conselheiro", em 1997. "Eu tenho um sentido muito fino, dentro de cinco segundos, de alguns minutos, penso muitas coisas na minha vida. É literatura, é jornalismo, serviço social, diplomacia internacional, vem tudo na cabeça. Só não sei executar nada porque só passei dois anos de escola, agricultor desde menino. Hoje não sou jornalista devido à falta de cultura no português. Mas eu queria assim, ter uma noção pra falar, ter um estilo próprio, sem enfeitar", filosofou Marcílio à reportagem.

Marcílio recebeu em 2012 a Comenda Antônio Conselheiro, da Câmara Municipal, durante solenidade na Casa Antônio Conselheiro.

Redação O POVO Online

TAGS