Participamos do

Pilares do açude Cedro, em Quixadá, são danificados

Vídeo que mostra estrutura danificada já possui mais de 4 mil visualizações. Cineasta com forte ligação com a cidade diz ter chorado ao ver as imagens
21:07 | Abr. 10, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Pilares de sustentação das correntes do centenário açude Cedro, cartão-postal de Quixadá, no Sertão Central do Ceará, foram danificados. O cineasta quixadaense Clebio Viriato divulgou um vídeo recebido via WhatsApp, no Facebook, mostrando a situação, neste domingo, 9. A publicação já possui mais de 4 mil visualizações, 59 compartilhamentos e 147 curtidas. Ainda não se sabe o que causou a destruição das estruturas.


Tendo Quixadá como referência em toda a sua produção cinematográfica, o diretor do filme "A Lenda do Gato Preto" (2012) diz que chorou ao ver as imagens dos pilares danificadas. "Nasci em Quixadá, passei a infância indo ao açude, vi sangrar duas vezes. É triste ver isso com nosso patrimônio, sendo menosprezado. Aquelas pilastras têm efeito dominó, se uma cai, as outras vêm", comentou o cineasta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[VIDEO1]


De acordo com nota de esclarecimentos da Prefeitura de Quixadá, o prefeito Ilário Marques orientou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Pedro Baquit, a registrar o ocorrido de forma oficial junto às autoridades competentes e concentrar todos os esforços em recuperar os danos. O secretário esteve no local acompanhado das Polícias Civil e Militar.


"Qualquer juízo de valor sobre os culpados pelo ocorrido seria completamente prematuro, mas garanto que iremos fazer todas as investigações necessárias para achar os responsáveis", comentou o secretário Pedro Baquit.


Um Boletim de Ocorrência (B.O.) será registrado, conforme a Prefeitura. Um comunicado será encaminhado ao Ministério Público Federal e ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), órgão responsável pela preservação do açude.


O POVO Online tentou entrar em contato com a Delegacia Regional de Quixadá, mas as ligações não foram atendidas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente