Participamos do

Cinco jiboias e 40 aves resgatadas são devolvidas à natureza no interior do Ceará

Essa será a terceira soltura de animais deste ano, além das realizadas em Guaramiranga e Maranguape, quando foram soltas à natureza 104 espécimes
09:58 | Mar. 04, 2016
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e o Ibama realizam, nesta sexta-feira, 4, a soltura de cinco jiboias e 40 aves, em Quixadá, 158 km de Fortaleza. Os animais estavam sendo cuidados por veterinários e biólogos do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Messejana.

Algumas aves são da espécie periquito-da-caatinga, que vivem em cerrado ou caatinga e ainda sofrem com a caça e comércio ilegal em estradas. Também há pássaros de espécies como galos-de-campina, bicudos, sabiás e golinhas, segundo o fiscal da Semace, Roberto Cavalcante.

Essa será a terceira soltura de animais deste ano, além das realizadas em Guaramiranga e Maranguape, quando foram soltas à natureza 104 espécimes. Cavalcante lembra que o comércio desses animais é ilegal no Ceará, e os suspeitos podem responder criminalmente e administrativamente, além de pagar multas que variam de R$ 500 até R$ 5 mil – em caso de espécies ameaçadas de extinção.

Para a soltura, foi utilizado um novo carro com logística especializada para o transporte adequado de espécies silvestres. Os animais resgatados, ainda conforme o fiscal, são encontrados bastante debilitados. ''Alguns vêm do norte e região sudeste, mas a maioria é capturada aqui mesmo'', explica.

O Ibama possui áreas cadastradas para soltura de animais em todo o Ceará, mas os endereços dos locais são preservados por motivos de segurança.

Serviço
Para denúncias de agressão ou resgate de animais silvestres, entre em contato com a Semace pelo Disque Natureza (0800.2752233) ou pelo e-mail atendimento.fauna@semace.ce.gov.br.
O proprietário do animal pode devolvê-lo voluntariamente ao Cetas, sem ser responsabilizado. Para isso é necessário obter orientações sobre o transporte do animal no telefone (85) 3474.0001.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente