Participamos do

MPCE solicita nomeação de policiais civis para delegacia de Pentecoste

Ação Civil Pública ressalta necessidade de policiais civis para manter a segurança da cidade e as das redondezas
14:53 | Nov. 09, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) ingressou Ação Civil Pública (ACP) com pedido de liminar, nessa terça-feira, 7, requerendo a nomeação de um delegado adjunto, quatro inspetores e dois escrivães para Delegacia da Comarca de Pentecoste. A medida ainda pede uma viatura para compor o trabalho de investigação na unidade.

Na ação, o promotor de Justiça Jairo Pequeno destaca que a Comarca de Pentecoste é responsável pela cobertura de dos municípios de General Sampaio e Apuiarés, além dos plantões de outras cidades, como Jijoca e Baturité. Ele indica que, mesmo sendo municípios de baixíssimo índice populacional, há grande quantidade de crimes. "Ressalte-se que a cidade de Pentecoste é conhecida pelo grande número de crimes de todas as naturezas, sejam eles patrimoniais ou contra a vida humana. Até o presente momento, já foram registrados inúmeros homicídios consumados/tentados, 111 roubos, 227 furtos e 5 estupros", informa o promotor no documento.

A ausência da Polícia Judiciária em Municípios com alto índice de violência, conforme o órgão, “caracteriza medida notória de lesão ao direito difuso à segurança pública, resultante nas ineficazes investigações que deveriam ser desenvolvidas pelos Delegados em exercício nas diversas Comarcas do Estado”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O pedido da Promotoria também inclui que o Delegado Geral do Estado do Ceará informe a quantidade de cargos vagos na estrutura da Polícia Civil, candidatos aprovados no último concurso público realizado, e quantos destes iniciarão as atividades ainda neste ano.

O POVO Online procurou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na manhã desta quinta-feira, 9, e aguarda resposta.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente