Participamos do

Ministério Público quer interditar Cadeia Pública de Pentecoste

Promotor Jairo Pequeno Neto afirma que unidade não possui estrutura adequada para abrigar os presos. O município tem registrado com mais frequência fuga de detentos
15:23 | Jul. 07, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ministério Público do Estado (MPCE) planeja ingressar na próxima semana uma Ação Civil Pública (ACP) para interditar a Cadeia Pública de Pentecoste, devido às condições precárias da unidade. A reforma da penitenciária já teria sido autorizada pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), mas até o momento não foi iniciada.

[SAIBAMAIS]

O promotor Jairo Pequeno Neto está acompanhando a situação de perto. Ele afirma que passou a considerar a interdição da penitenciária devido aos adiamentos da reforma por parte da Sejus. "Está um caos, é inegável. A unidade não abrange só Pentecoste, mas os municípios de General Sampaio e Apuiarés. A cadeia não está apropriada para abrigar os presos e precisa urgentemente de uma reforma", comentou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme o membro do MPCE, a Cadeia Pública de Pentecoste está abrigando presos acima da capacidade máxima. O promotor diz que, atualmente, a unidade deve ter cerca de 50 detentos. Neste ano, Jairo já solicitou na Justiça a transferência de 30 detentos para presídios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O POVO Online solicitou um posicionamento da Sejus sobre o caso e aguarda resposta.

Fugas

Diante da falta de estrutura da unidade aponta pelo promotor, o município de Pentecoste passou a registrar com mais frequência fuga de presos. Desde o início deste ano, cerca de 42 detentos teriam fugido da unidade prisional. Alguns deles são reincidentes em casos de fuga.

A fuga mais recente ocorreu na tarde desta quinta-feira, 6, quando sete detentos fugiram da unidade. Cinco já foram recapturados, entre eles Davi do Nascimento Sousa, que responde por tentativa de homicídio. Ele já fugiu em outra ocasião e pediu para voltar para a unidade, segundo o sargento Alexandre Gomes. Mas desta vez, foi interceptado por uma equipe da Polícia Militar (PM).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente