Participamos do

Incêndio atinge localidade de Pacatuba em local de difícil acesso e dificulta combate às chamas

O Corpo de Bombeiros enviou caminhão-tanque e equipe de seis agentes para combater focos de incêndio
18:51 | Set. 14, 2018
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Atualizada às 19h15min 
[FOTO2]
Focos de incêndio de média proporção atingem nesta sexta-feira, 14, terreno de vasta vegetação às margens da BR-020, próximo à entrada do bairro Pajuçara até a localidade do Sítio dos Macacos, em Pacatuba (Região Metropolitana de Fortaleza). O Corpo de Bombeiros trabalha com seis agentes para conter as chamas próximas ao residencial Orgulho do Ceará, que fica na divisa entre Fortaleza e Maracanaú.
 
[VIDEO1]
 
Por conta da dificuldade de acesso aos locais onde há fogo, um caminhão-tanque  não conseguiu combater as chamas e seis bombeiros precisaram entrar no local com mochilas de água com capacidade de seis litros. O segundo foco mais afastado não é combatido pela equipe do Corpo de Bombeiros.
 
[FOTO1] 
 
O POVO Online esteve no local onde o foco de incêndio era maior. A reportagem conseguiu conversar com Valdemar Cabral da Cruz, lavrador de 66 anos, que mora no Sítio dos Macacos, em Pacatuba.
 
Segundo Valdemar, o fogo começou a tomar conta da mata próximo ao meio dia. Torres de energia chegaram a ser atingidas por labaredas de fogo e foi possível ouvir estouros, afirma o lavrador, que lamenta os prejuízos causados pelo incêndio.
 
"Prejudica muito a gente. Esse incêndio é causado por pessoas que queimam o matagal, que é formado de taboa (planta) na maioria", explica. 
 
[FOTO3] 
 
O subtenente do CBM Alexsandro Lyra conta que a fumaça escura que toma conta do local é devido à vegetação verde e que "quando vier a noite e a umidade aumentar o fogo deve acabar". A equipe comandada pelo tenente Rocha chegou ao local próximo das 16 horas.

O subtenente explica que é comum que pessoas façam queimadas do tipo aceiro para limpar terrenos. Porém, com os fortes ventos desta época do ano, o risco da tática falhar é grande.
 
[FOTO4] 
 
Na região do incêndio, passam dutos da Petrobras, torres de alta tensão de energia elétrica, além de ser próximo ao Açude Gavião e o clube de tiro da Polícia Militar.

A região onde estavam os focos de incêndio é de difícil acesso e se estende por alguns quilômetros, desde próximo ao acostamento da BR-020, no Ancuri, até a localidade de Sítio dos Macacos, em Pacatuba. Entre as localidades, incêndio atinge área de Maracanaú. Segundo o Google Maps, a extensão territorial do incêndio era de aproximadamente 3,5 km. 
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente