Participamos do

Venezuelana em condições análogas à escravidão é resgatada em Juazeiro do Norte

14:39 | Out. 10, 2018
Autor Carlos Holanda
Foto do autor
Carlos Holanda Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Venezuelana em condições análogas à escravidão foi resgatada em Juazeiro do Norte nesta terça-feira, 9. Conforme nota do Ministério Público do Ceará (MPCE), a  jovem de 18 anos foi mantida sem receber salário e acesso apropriado a banheiro e alimentação. A condição perdurou por três meses. A brasileira que mantinha a jovem foi presa em flagrante pela Polícia Civil.
 
[FOTO1] 
  
O MPCE afirma que a venezuelana veio para o Estado a trabalho por meio de ONG chamada Fraternidade sem Fronteiras. A princípio, o trabalho era de serviços domésticos com salário mínimo de remuneração, moradia e alimentação.
 
Ainda de acordo com o MPCE, a vítima já está sob proteção. O retorno aos familiares, que estão em Roraima, já foi providenciado. A situação dela no Brasil é regular, com autorização da Polícia Federal, carteira de trabalho assinada e Cadastro de Pessoa Física (CPF).
 
[FOTO2]
 
A promotora de Justiça responsável pelo caso, Juliana Mota, diz que a própria vítima procurou o MPCE para denunciar, informando o endereço em que estava e as condições às quais foi exposta.
 
No local, diz Juliana, a senhora brasileira entrou em contradições ao responder questionamentos das promotoras - além de Juliana, esteve na operação Alessandra Magda - e demonstrou nervosismo, subindo, inclusive, o tom da voz contra a promotora.   

"Tentou até mentir. Ela disse que a venezuelana estava lá procurando trabalho e ela tinha apenas dado abrigo", afirma Juliana. E completou: "Perguntei onde ela (a vítima) dormia e ela (a brasileira) mostrou um quarto de casal". Após outros questionamentos, as equipes concluíram que a jovem dormia numa rede armada numa biblioteca da casa. 
 
Além de prestar serviços na casa em que dormia, ela trabalhava em chácara nas imediações da casa. A propriedade, conforme a promotora, seria de parente da brasileira presa.
 
O MPCE optou por não divulgar os nomes da brasileira e da venezuelana por acreditar que existam outros casos de mesma natureza no Ceará.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente