PUBLICIDADE
Notícias

400 mil fieis são esperados na festa da padroeira em Juazeiro

Município do Cariri se prepara para mais uma "invasão religiosa". Programação foi aberta ontem e terá devocionário e missas todos os dias

01:30 | 03/09/2012
NULL
NULL
A cidade de Juazeiro do Norte abriu ontem os festejos de Nossa Senhora das Dores. A festa terá continuidade até o próximo dia 15. A romaria de Nossa Senhora das Dores tem seu ponto culminante na procissão do dia 15 de setembro, em homenagem à Santa.

 

Com percurso tendo início e término na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, a procissão aglutina milhares de devotos de todo o Nordeste que vão à Juazeiro reverenciar Nossa Senhora.


Na história, diz-se que Padre Cícero Romão Batista foi um dos maiores estimuladores esta festa religiosa, uma das mais antigas de Juazeiro. O pároco a Basílica Menor, Padre Joaquim Cláudio de Freitas estima em 400 mil pessoas visitando a terra de Padre Cícro durante os festejos à Nossa Senhora.


Programação

A abertura, ontem, teve missa na Basílica às 5 horas, seguida de alvorada festiva na Praça do Romeiro. Às 8 horas aconteceu carreata conduzindo a imagem de Nossa Senhora percorrendo as ruas de Juazeiro, finalizando com a benção dos veículos. No final da tarde, às 17 horas, deu-se a procissão com a imagem e da bandeira de Nossa Senhora das Dores até a Basílica.

 

Todas as noites da festa na Basílica, os romeiros participam do devocionário de Nossa Senhora e missas. O tema da romaria este ao é “Nos passos da Mãe das Dores a caminho de Jesus”.


Para acolher bem os romeiros vem sendo montado um esquema de segurança que conta com a participação de 100 policiais militares, além de agentes do Demutran de Juazeiro, segurança particular, equipes de limpeza e de saúde espalhadas em vários pontos da cidade.


Os visitantes poderão ver de perto vários pontos religiosos e turísticos de Juazeiro do Norte.


Além disso, barracas espalhadas por vários pontos da cidade dão à tônica à festa, com os romeiros fazendo compras, visitando lugares sagrados e até profanos.


Uma das atrações da festa é o show do chapéu que este ano acontece até o dia 14 de setembro, na Praça do Romeiro.

 

Por quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Juazeiro do Norte intensifica as ações para consolidar a força do seu turismo religioso. Algo possível graças à força do evento, em si, somada à mobilização de Poder Público e comunidade para melhor assistir aos visitantes.

TAGS