Feira de Fogos volta ao formato presencial após dois anos em Juazeiro do Norte
Vendas ainda estão abaixo das expectativas do comerciantes, que esperam aumentar o faturamento na reta final do mês, com a chegada das homenagens a São João e São Pedro
A volta dos festejos juninos no Interior do Estado reaquece o comércio de fogos de artifício em Juazeiro do Norte, na região do Cariri. Após dois anos, a tradicional Feira de Fogos da cidade volta ao formato convencional, com vendas presenciais. Em 2020, primeiro ano da pandemia, o evento foi cancelado. Já no ano passado, as vendas foram realizadas no sistema drive-thru.
Realizada há mais de 50 anos, a feira funciona no Parque Ecológico dos Timbaúbas, no bairro Lagoa Seca. Neste ano, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), 35 permissionários montaram stands de vendas. De acordo com o titular da pasta, Diogo Machado, o evento conta com autorização formal do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM-CE).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Elaboramos um projeto com croquis [desenhos] de área e limitamos a distância das bancas para que a gente possa ter uma segurança maior tanto para os vendedores quanto para os clientes", pontua, frisando que este é o primeiro ano em que a feira é realizada com Certificado de Conformidade emitido pelo CBM-CE.
Embora entusiasmados com a volta da feira, os permissionários dizem ainda não terem superado as expectativas de vendas. É o caso de comerciante Francisco de Assis, que previa faturamento no mesmo patamar do período pré-pandemia, mas ainda não viu as vendas deslancharem.
A esperança dele é que nesta reta final do mês, mercado pelas comemorações de São João e São Pedro, o cenário mude. "A tendência é que melhore [as vendas] porque o pessoal geralmente deixa para vir nos últimos dias", afirma.
Assim como Francisco, a também permissionária Josy Silva aposta suas fichas para o últimos dias do mês. "Estamos esperando que melhore mais até esta quinta-feira, 23, por causa do São João, e no São Pedro. Este ano os preços estão bons, tomara que consiga vender toda a mercadoria", diz a comerciante.
Segundo ela, bombas, chuvinhas e traques-salão estão entre os itens mais procurados pela clientela, especialmente pais de crianças.
As vendas, que começaram no dia 1º de junho, seguem até o dia 30. Os stands estão abertos ao público todo dia, das 7 às 18 horas.
Com informações do repórter Guilherme Carvalho, da Rádio CBN Cariri
OUÇA O PODCAST VOO 168 BASTIDORES