Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Teleférico de Juazeiro do Norte tem ordem de serviço assinada nesta sexta-feira

Serão investidos R$ 77,3 milhões no equipamento, que terá estrutura capaz de levar até mil passageiros por hora, em um trajeto com duração de quase 8 minutos
12:15 | Nov. 08, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na manhã desta sexta-feira, 8, o governador Camilo Santana assinou ordem de serviço para instalação do Teleférico de Juazeiro do Norte, o terceiro teleférico do Ceará. De acordo com o projeto, o equipamento levará os romeiros até a Colina do Horto, onde fica a estátua do Padre Cícero, e contemplará a urbanização do entorno das duas estações.

Ao todo, serão investidos R$ 77,3 milhões no equipamento, que terá estrutura capaz de comportar oito pessoas em cada cabine e levar até mil passageiros por hora, em um trajeto que costuma durar pouco menos de 8 minutos. O projeto da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) foi pensado para incrementar o turismo religioso no município de Juazeiro do Norte e na região do Cariri cearense.

O financiamento é compartilhado entre o Estado e a União, e a instalação será acompanhada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP). A execução é tarefa do Consórcio Colina do Horto, a partir da construtora Andrade Mendonça e Doppelmayr Seilbahnen, em contrato com duração de 48 meses, incluindo obra, primeira fase de funcionamento e ajustes operacionais. A previsão de entrega é no segundo semestre de 2022.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A solenidade de assinatura da ordem de serviço foi seguida de homenagem que celebra os 50 anos da inauguração da estátua de Padre Cícero. O evento atende requerimento dos deputados Fernando Santana (PT), Fernanda Pessoa (PSDB), e subscrição do deputado Carlos Felipe (PCdoB). Na cerimônia estavam presentes cerca de 20 deputados, entre eles os deputados federais Pedro Bezerra (PTB) e Roberto Pessoa (PSDB).

O equipamento, que foi construído e importado da Suíça, será de grande importância para a economia turística da região do Juazeiro do Norte e do Cariri, segundo afirmou durante o evento o governador Camilo Santana. “Não temos dúvidas de que será o melhor e mais moderno teleférico do norte-nordeste brasileiro. E essa é a homenagem que nós prestamos ao nosso querido Padre Cícero”, diz ele.

Estátua de Padre Cícero

Maior símbolo da religiosidade popular do Nordeste, a estátua de padre Cícero foi inaugurada há 50 anos, em 1º de novembro de 1969. O complexo em que o monumento está localizado se tornou ponto de peregrinação de romeiros, oferecendo missas, eventos e acolhendo museus com peças históricas da trajetória de padre Cícero. De acordo com a Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, a estátua recebe mais de 2 milhões de visitantes por ano.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar