PUBLICIDADE
Noticia

Receita Federal alerta sobre golpe envolvendo promessa de doação a instituições

Golpe foi denunciado por representante de uma paróquia do interior do estado do Ceará

15:02 | 22/10/2019

Em Juazeiro do Norte, golpistas passaram-se por agentes da Receita Federal e prometeram doações a entidades religiosas filantrópicas, desde que elas arcassem com custos de alimentação e transporte, inclusive, informando conta bancária para transferência do valor solicitado. Utilizando-se de imagens coletadas da internet sobre leilões promovidos pela Receita, os criminosos atraem as instituições oferecendo mercadorias variadas, como eletrônicos e eletrodomésticos.

De acordo com o delegado da Receita Federal, Marcos Alexandre, os golpistas se aproveitam da vontade de fortalecimento dessas entidades, que são carentes, para aplicar o golpe. “Quando oferecemos auxílios a essas instituições de assistência social, a Receita não pede nenhum depósito para pagamentos, ela disponibiliza e cabe a entidade ir pegar”, afirma.

A Receita Federal nega realizar contato ou qualquer tipo de destinação fora de processos administrativos e não autoriza qualquer outra empresa ou pessoa a atuar em seu nome. As mercadorias apreendidas podem ser destruídas, leiloadas ou ainda doadas quando se tratar de requerimento em processo administrativo efetuado por outros órgãos públicos ou organizações da sociedade civil, elencadas na Lei 13.019, de 31 de julho de 2014.