Participamos do

Projeto distribui comedouros comunitários para animais em Jericoacoara

Iniciativa criada em janeiro pela Associação de proteção dos animais " Jeri Sobre Patas " beneficia centenas de bichinhos
09:14 | Mar. 11, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As belezas naturais da famosa praia de Jericoacoara contrastam com a difícil realidade dos animais de rua e abandonados que vagam, muitas vezes doentes, pelas ruas e ao redor de restaurantes em busca de comida. Para mudar esse cenário e transformar a vila em um bom lugar para os bichinhos, moradores de Jeri se uniram e criaram a Associação Protetora dos Animais “ Jeri Sobre Patas ”, responsável por cuidados com saúde e alimentação.

Os Comedouros Comunitários são recipientes que armazenam ração e água e estão presentes em 11 pontos estratégicos da vila. O projeto foi implantado em janeiro deste ano com objetivo de alimentar e fortalecer a saúde dos cachorros e gatos que vivem na vila. Além de alimentar, a associação faz campanhas de castração para o controle de natalidade. Até o momento, segundo Carla Souza, presidente da Jeri Sobre Patas, já foram castrados cerca de 600 animais desde a criação da associação, em 2012.

[FOTO3]

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Carla diz que ama os animais e que se sente realizada em ajudar "seres que nos passam tanta alegria sem nos pedir nada em troca", mas ressalta que ainda há muito por fazer. “A maior dificuldade está na falta de uma sede própria para podermos promover palestras e receber animais doentes para tratamento”, afirma a presidente.

[FOTO2] 

Andrea Rovere, instrutora de kitesurf e uma das idealizadoras da Jeri sobre Patas, mora há 14 anos em Jeri e fala que apesar de ser considerado um lugar paradisíaco para muitos turistas, há muito o que se fazer em relação aos cuidados com os animais. De acordo com Andrea, até pouco tempo atrás não se tinha nem veterinário para cuidar dos bichos doentes e "as políticas públicas da região optavam pelo mais fácil, sacrificar os animais".

Apesar das dificuldades para manter as ações em prol do bem estar dos bichos,  Andrea está otimista e diz que quatro meninas da vila estudam Veterinária, o que lhe enche de esperança para que, em um futuro próximo, a região tenha mais amparo dessas profissionais.

A associação informa que o projeto dos comedouros comunitários tem atualmente 12 voluntários e as ações são mantidas através da solidariedade dos moradores e turistas de Jeri, que doam em dinheiro e levam rações para os comedouros que estão espalhados pela vila. Os principais comedouros estão localizados em frente ao restaurante Tortuga Jeri, Ponto Doce Brigaderia e Cachaçaria Gourmet.


Serviço:


Para ajudar a Associação Protetora dos Animais 'Jeri sobre patas' a manter os comedouros e outras ações:

 

Doações financeiras:
BANCO DO BRASIL
Agencia: 4605-1
Conta Corrente: 12668-3
Associação Protetora dos Animais Jeri Sobre Patas
CNPJ: 21.928.837/0001-75

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente