Participamos do

Conselho promove mutirão de limpeza no Parque Nacional de Jericoacoara

O dia escolhido para a ação é uma data emblemática: o Dia Mundial da Água, recurso que também é afetado pelo lixo
12:14 | Mar. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Parque nacional (Parna) de Jericoacoara além de ser uma unidade de conservação do meio ambiente, possui potencial turístico responsável por milhares de visitantes por ano na região. Porém, as belezas do parque estão ameaçadas pela constante presença de lixo, que impacta na paisagem e nos ecossistemas do local. Para mudar esse cenário, o 2º Mutirão Comunitário do Parna de Jericoacoara será realizado nesta terça-feira, 22, com intuito de fazer coleta de lixo e ação de conscientização da comunidade sobre a preservação do meio ambiente e limpeza das praias.

A iniciativa é do Conselho Consultivo do Parna de Jeri, em parceria com as prefeituras de Jijoca de Jericoacoara e de Cruz. A ação ocorrerá no Dia Mundial da Água, 22 de março.
 
Segundo Wagner Cardoso, gestor do Parna, a vila de Jeri recebe cerca de 1 milhão de visitantes ao ano e "esse grande fluxo turístico impacta severamente na preservação do meio ambiente devido à grande quantidade de lixo". De acordo com Cardoso, o lixo produzido na vila de Jeri chega à Unidade de conservação através do vento, pelas correntes de água ou pelos visitantes que vão ao parque.

O mutirão terá a participação de cerca de 350 voluntários, entre moradores e trabalhadores da região, integrantes de duas escolas de ensino fundamental e 16 associações e cooperativas, que realizarão a coleta em sete locais considerados críticos. O lixo recolhido será destinado a uma usina de reciclagem em Jeri. Ao final do mutirão, haverá uma confraternização, com música e dança para celebrar a ação.

Segundo Regina Kátia, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na primeira edição do mutirão, em 2015, foram recolhidos cerca de 4 toneladas de lixo na unidade de conservação e no entorno da vila de Jeri. Regina informa que o lixo, além de poluir visualmente a paisagem, pode contaminar o solo, a água e interferir no ecossistema da região.
 
A analista comenta que latinhas de cerveja, sacos e embalagens plásticas são encontrados facilmente na praia. Ressalta ainda que um simples saco plástico pode chegar ao oceano e até matar animais, que podem ingeri-lo achando que é alimento.
 
Serviço
Mutirão Comunitário
A partir das 7h
Dia 22 de março
Concentração: Estacionamento dos visitantes
Encerramento: Usina de reciclagem

Festa de confraternização: Espaço Serramar

 

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente