Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Imagens de milhares de peixes mortos circulam na internet; produtores reclamam de prejuízo

A causa do fenômeno ainda não foi esclarecida; as pilhas de peixes mortos foram registradas às margens do Castanhão
20:20 | Jun. 17, 2015
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Imagens de pilhas de peixes mortos à margem do Castanhão, uma das principais reservas de abastecimento de água do Ceará – localizada na bacia do Médio Jaguaribe – circularam nas redes sociais e surpreenderam a população durante esta quarta-feira, 17. A causa da mortandade ainda não foi esclarecida.

Um dos produtores de pescado da região, Edmar Cavalcante, lamentou o ocorrido, ressaltando que “o prejuízo é incalculável”. Edmar responsabiliza a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), que teria aberto uma “válvula para a represa e poluído uma parte do rio onde estavam os peixes”, destaca.

Após contato com a Cogerh, a empresa afirmou que fará uma visita ao local para “levantar informações e realizar um diagnóstico”. Ainda conforme Edmar, os milhares de peixes já foram enterrados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O presidente da Associação dos Criadores de Tilápia do Castanhão (Acritica), Edvando Feitosa, explica que a organização perdeu cerca de uma tonelada de peixe. Edvando calcula que o prejuízo é maior para os “produtores que ficam próximos das válvulas que soltam água no leito do rio”.

O reservatório tem criação intensiva de tilápia em tanques-rede. Em 2014, além da tilápia, o tucunaré, o curimatã comum, a traíra e o camarão foram destaques na produção, segundo dados do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Semace) afirmou que há possibilidade de uma equipe ser destacada para verificar o fato. O órgão lembra que a população pode denunciar qualquer irregularidade ambiental através do Disque Natureza, no número 0800-275-22-33.

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[FOTO3]

 

 

 

 

 

 

 

Redação O POVO Online, com informações da repórter Isabel Costa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar