Participamos do

Rajadas com ventos de 48km/h atingem Itapipoca; entenda o motivo

As rajadas de ventos entre agosto e novembro são pontuais, mas podem ultrapassar 50 km/h e causar estragos
16:15 | Ago. 29, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Itapipoca registrou, entre às 10 horas de terça-feira, 28, e o mesmo horário desta quarta-feira, 29, ventanias de 48,96 km/h. As rajadas de ventos são pontuais. Mas podem ultrapassar 50 km/h. Entre os meses de agosto e novembro, o ar em movimento costuma registrar, em média, 30 km/h no litoral. Em Fortaleza, nas últimas 24 horas, as rajadas chegaram a 43,6 km/h. 

Os dados são da  Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

A temporada de ventos no Estado, que atingem velocidades maiores em agosto, iniciou após a quadra chuvosa. Isso acontece devido à alta pressão do ar sobre o Oceano Atlântico, sendo o litoral do Ceará mais influenciado pela força das ventanias.

Nessa época do ano, a probabilidade de chuva é menor, mas a sensação térmica é mais amena onde os ventos chegam com mais força. “É mais desagradável no Interior, se o vento não for forte suficientel”, afirma Fritz, meteorologista da Fundação. No interior do Ceará, a temperatura pode chegar a 35°, sem a influência das correntes de ar. 

“A cobertura do céu por nuvens é reduzida e os raios solares chegam com mais facilidade na superfície, sendo o ar aquecido com a radiação. A sensação térmica é mais agradável em alguns lugares devido à atuação da força do ar que retira calor da pele dos indivíduos”, pontuou fritz. 

Média da velocidade dos ventos por mês

Agosto: 31,5 km/h
Setembro: 31,1 km/h
Outubro: 29,6 km/h
Novembro: 27,4 km/h

No entanto, é preciso ter cuidados com as ventanias que passam pelo litoral. Com a força do ar, deve-se ter atenção com as estruturas que podem ser levadas pelo vento. Placas de ruas e materiais de construção devem ser presos de forma mais segura. Estacionar embaixo de árvores deve ser evitado. Em casa, a limpeza deve ser feita com mais cuidado para que a poeira não se espalhe. 
 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente