PUBLICIDADE
Notícias

Moradores denunciam abandono de praça em Itapipoca

De acordo com uma moradora, as obras do equipamento situado na Praia da Baleia estão abandonadas há mais de 10 anos, desde quando a prefeitura se comprometeu a ampliá-lo. Em nota, prefeitura rebate que está legalmente impossibilitada de realizar a obra

15:33 | 14/07/2015
NULL
NULL

[SELOLEITOR]

Atualizada às 14h14min do dia 15/07

Moradores do município de Itapipoca, a 147,3Km de Fortaleza, procuraram o O POVO para denunciar o abandono de uma praça localizada na Praia da Baleia.

De acordo com a estudante Juliana Félix, o equipamento está abandonado há mais de 10 anos, desde quando a prefeitura do município, ainda durante o mandato de João Barroso, se comprometeu a ampliá-lo. Porém, as obras não teriam sido concluídas.

"Uma pessoa que morava há muitos anos lá e uma colônia de pescadores foram indenizadas, acho que em 2003. A verba veio, existe maquete pronta, prazo de entrega, valores, mas eles só começaram e a construção da praça foi abandonada", afirma Juliana.

Tiago Praciano, também morador do município, crê que as obras na praça estão paradas por estratégia política do atual prefeito, Dagmauro Moreira.    
[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"A gente acredita que ele não está interessado em realizar a obra para utilizar isso como uma promessa para se reeleger", alega Tiago.

Além da obra estar inacabada, Juliana afirma que pela "completa falta de iluminação", o local passou a ser evitado durante a noite e se tornou um ponto de comercialização e consumo de drogas.

Ainda segundo ela, durante o dia a praça abandonada fica repleta de animais que se alimentam das gramas acumuladas, afetando o potencial turístico da Praia da Baleia.

"A comunidade inteira está sem um lazer e a praça é na entrada da praia. Quando o turista chega, não encontra receptividade nenhuma na cidade. E aqui sem turista, não tem renda", reclama a estudante.

Conforme Tiago, a comunidade tentou dialogar sobre o problema diretamente com o prefeito, mas ele enviou em seu nome representantes e os moradores se recusaram ao diálogo.

O POVO Online tentou entrar em contato com o prefeito Dagmauro Moreira, mas as ligações não foram atendidas.

"Impossibilidade legal"

Em nota enviada ao O POVO nesta quarta-feira, 15, o engenheiro Paulo Moura, da prefeitura de Itapipoca, afirma que as obras da praça na Praia da Baleia foram suspensas por conta de "algumas incongruências verificadas", como no que diz respeito ao espaço delimitado no projeto, superior à área existente para a construção do equipamento. 
 
Ainda segundo Moura, o prefeito Dagmauro Moreira tentou levar o projeto à frente, "mas não houve sinalização positiva" e, portanto, o abandono não se trata "em hipótese alguma, de 'estratégia política'", mas de uma "impossibilidade legal".

Leia a íntegra da nota:

"Na verdade, conforme esclarece o engenheiro Paulo Moura, da Prefeitura Municipal de Itapipoca, a construção de uma praça no local foi iniciada na gestão anterior (gestão terminada em 2012) e suspensa em decorrência de algumas incongruências verificadas, a começar pela medição (o espaço destinado no projeto da praça era superior ao espaço físico existente), o que levou a Caixa Econômica Federal (CEF), como agente financeiro ligada ao Ministério do Turismo, a suspender o repasse de verba e o prazo para conclusão da obra caducou.

A atual gestão do Município, que tem a frente o prefeito Dagmauro Moreira, procurou a CEF para tentar encontrar uma solução para tocar a construção da praça – vale observar que muitas obras inacabadas deixadas pela gestão anterior foram concluídas pelo atual Prefeito -, mas não houve sinalização positiva. Portanto, não se trata, em hipótese alguma, de “estratégia política”, mas sim de uma impossibilidade legal de tocar a obra anteriormente aprovada pela Caixa Econômica Federal e posteriormente suspensa. Não se pode, inclusive, considerar como estratégia algo que prejudica o povo, comportamento este totalmente repudiado pelo atual Prefeito do Município de Itapipoca.

Uma outra solução e de abrangência muito maior passou a ser trabalhada pelo prefeito Dagmauro Moreira e sua equipe administrativa, juntamente com os moradores da Praia da Baleia, mediante reuniões de planejamento. Depois de amplo debate e exposições do projeto junto ao Governo do Estado e da bancada do Partido dos Trabalhadores, ele conseguiu garantir financiamento, no valor aproximado de R$ 5 milhões, não apenas para a construção da praça, mas sim para duas praças, uma próxima a Igreja (no local da que não foi construída) e outra próximo ao ginásio, e também a reurbanização de grande parte das ruas existentes, com pavimentação em pedra tosca, a construção de uma nova avenida de acesso a praia, com pavimentação em paralelepípedo e ciclovia, incluindo dois bolsões de estacionamentos e acessos a Praia da Baleia.

Outros benefícios que estão sendo feito pela atual gestão são: nova licitação para conclusão do Ginásio Coberto, que também não foi concluído na gestão anterior, e a construção de prédio para atender os Correios na Praia da Baleia. A Prefeitura de Itapipoca, inclusive, já iniciou a construção de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com prazo de conclusão de seis meses. Tais obras visam beneficiar a todos - moradores, comerciantes, empresários do ramo de pousadas e hotéis – e vão, consequentemente, aumentar o fluxo de turistas, gerando vagas de trabalho, desenvolvimento e melhoria de vida".

Redação O POVO Online

 

TAGS