Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Preso por engano há quatro anos, homem é considerado inocente e libertado nesta terça-feira

Ele cumpria pena na CPPL V sob alegações de ter estuprado oito mulheres em Fortaleza, em 2014
15:08 | Jul. 30, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 17h42min

Depois de quatro anos preso por engano, Antônio Cláudio Barbosa de Castro foi solto na tarde desta terça-feira, 30. Ele estava preso no Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (CPPL V), em Itaitinga, onde cumpria pena sob alegações de ter estuprado oito mulheres em Fortaleza.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

A Defensoria Pública do Ceará acompanhou o momento em que o borracheiro Antônio Cláudio Barbosa de Castro, de 35 anos, foi solto nesta terça-feira (30). Preso durante quase cinco anos por um crime que não cometeu, ele teve o caso assistido pela Defensoria Pública e o @innocenceprojectbrasil . Do lado de fora do Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis), ele foi recebido por familiares e aplaudido por quem aguardava fora da unidade. #DefensoriaSim #DireitosdeTodos

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Uma publicação compartilhada por Defensoria Pública do Ceará (@defensoriaceara) em

Em agosto de 2014, Antônio Cláudio foi confundido com o criminoso conhecido por “maníaco da moto”, o qual teria cometido uma série de estupros contra mulheres entre 11 anos e 24 anos, em diferentes bairros da Capital. À época, foi reconhecido pelas vítimas como o agressor e preso preventivamente. Levado a julgamento em 2018, foi condenado pelos crimes de estupro e estupro de vulnerável.

Alvará de soltura em favor dele, porém, foi expedido na manhã desta terça-feira, 30, pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) Marlúcia de Araújo Bezerra. Por maioria de votos, seção decidiu pela anulação da condenação de Antônio Carlos.

O caso foi assistido pela Defensoria Pública do Estado do Ceará, com assistência do Innocence Project Brasil, organização voltada a enfrentar condenações de pessoas inocentes pelo mundo.

“A justiça é um interesse de todos, do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública, do Ministério Público. O que todos nós queremos é a verdade: uma pessoa foi declarada inocente, mesmo depois de cinco anos presa”, comemorou o defensor público titular do Núcleo de Apoio ao Preso Provisório e Vítima de Violência (Nuapp), Emerson Castelo Branco.

“Um rapaz que vivia uma vida maravilhosa, normal, idôneo, honesto, trabalhador, que, de uma hora para outra, teve a vida destruída por engano. Colocado na prisão por um grande equívoco que durou cinco anos. Quero parabenizar as investigadoras do caso, que foram fundamentais, por causa da postura delas, identificaram o erro no caso e nos procuraram”, disse o defensor Emerson Castelo Branco.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar