Participamos do

Presos se rebelam na CPPL II nesta segunda-feira

21:24 | Out. 30, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Atualizado 21h40min
 
[FOTO1]Detentos se rebelaram na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), em Itaitinga, na noite desta segunda-feira, 30. Eles também incendiaram uma parte da unidade. O Conselho Penitenciário (Copen) acredita que os presos possam estar realizando "acerto de contas" na unidade.
 
O POVO Online apurou que os presos tomaram a carceragem da CPPL II após a descoberta de um túnel na rua E, e todas as ruas aderiram à rebelião. Os agentes penitenciários, Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), Batalhão de Guarda Penitenciária (BPGep) e Batalhão de Choque (BPChoque) realizam a guarda externa e devem entrar na unidade pela manhã. 
 
De acordo com o presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Ceará (Copen), Cláudio Justa, a ideia no momento é garantir a custódia dos presos na unidade. "Ninguém vai entrar agora a noite porque existe ameaça de intervenção externa, quando um grupo criminoso de fora tenta resgate", afirma. Ele diz que, só neste mês, três tentativas de resgate já ocorreram na unidade prisional.
 
"Trabalhamos com a hipótese de que eles estão fazendo um acerto de contas, uma espécie de julgamento ali dentro", afirma. Justa explica que a intervenção deverá ser feita inicialmente pelo GAP, especializado em interveção com armamento não letal, enquanto o Choque faz a segurança do lado de fora.

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) foi contatada, mas não houve posicionamento até o momento. Não há confirmação de detentos mortos ou feridos.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente