Participamos do

Barulho de bombas e protesto de familiares de presos no Complexo Penitenciário de Itaitinga

As esposas e mães dos detentos planejam ir até o prédio da Sejus para reivindicar melhorias no sistema penitenciário
21:53 | Mai. 22, 2016
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Mesmo após o fim da greve de agentes penitenciários, o clima na noite deste domingo, 22, era de tensão no entorno do Complexo Penitenciário de Itaitinga, que integra as Casas de Privação de Liberdade Provisória II, III e IV.

Familiares dos presos aguardavam desde de manhã notícias sobre supostos mortos e feridos. Do lado de fora, era possível ouvir estrondos de bombas e tiros.

Há relatos de falta de água, energia e comida dentro das unidades, além de conflitos. Uma senhora de 60 anos, que não quis se identificar, disse ao O POVO que foi até o local porque foi avisada sobre mortes de presos, mas não recebeu informações durante todo o dia.

Segundo a Sejus, existem torres de eletricidade e a comida está sendo entregue. O órgão também diz não há problemas no abastecimento de água.

"Ninguém passou desse portão, ouvimos ofensas dos caminhoneiros, a gente foi chamada de 'vagabunda' porque reivindicamos o direito deles. Todo mundo tem direito, eles já estão pagando pelos crimes deles", disse Luísa Aurélia Santos da Silva.

As esposas e mães dos detentos planejam ir, nesta segunda-feira, 23, até a Coordenadoria do Sistema Penitenciário (Cosipe) para reivindicar melhorias no sistema. "Os presos só queriam as visitas deles, os familiares deles, se tivesse deixado entrar isso não teria acontecido", critica Luísa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[VIDEO1] 

[SAIBAMAIS 4] Por enquanto, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) confirma a morte de cinco detentos em rebeliões nos presídios cearenses durante o sábado, 21, e domingo, 22.
[FOTO2]
As duas primeiros mortes foram registradas na Casa de Privação Professor José Jucá Neto (CPPL III), no sábado, 21. A Perícia Forense ainda fará a identificação das vítimas. Três detentos morreram na manhã deste domingo, 22, durante rebelião na Unidade Prisional Desembargador Francisco Adalberto Barros de Oliveira Leal, conhecida como "Carrapicho", em Caucaia.

A visitação nas CPPLs II, III e IV, foi suspensa neste domingo, 22, e a situação permanece instável. A secretaria de Justiça explicou que não houve novos conflitos, mas o Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário (Sindasp-CE) relata rebeliões nessas unidades.

[FOTO3]

Com informações da repórter Jéssika Sisnando

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente