PUBLICIDADE
Notícias

Agentes penitenciários ocuparão as muralhas da CPPLL II

A medida é parte de uma nova implantação de segurança nas unidades prisionais do Estado, informa a Sejus

20:38 | 01/06/2015

Agentes penitenciários ocuparão as muralhas da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II) a partir desta terça-feira, 2.

A medida faz parte da implantação do Corpo da Guarda Penitenciária, que prevê ocupação em guaritas e muralhas das principais unidades prisionais do Estado, padronizando as ações de segurança no acesso às unidades, explica a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus).

Ao todo, 38 agentes foram treinados por integrantes do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), que são também os responsáveis pela supervisão da função. Ainda conforme a Sejus, a ideia é expandir a experiência para todas as grandes penitenciárias da Região Metropolitana de Fortaleza.

A entrada do Complexo de Itaitinga II, que abrange as CPPLs II, III e IV, já foram ocupadas pelos agentes em fevereiro deste ano.

O diretor do GAP, Adriano Citó, informa que a medida é prevista no regimento interno dos estabelecimentos prisionais. “Como o efetivo era muito pequeno, a Polícia ocupou esses cargos, mas a ideia é que com o aumento de agentes, nós passemos a assumir a função e a Polícia voltará a cumprir o papel de segurança pública nas ruas”, ressaltou.

Redação O POVO Online

TAGS