PUBLICIDADE
Notícias

Greve de fome chega a 72h na CPPL I

Outras quatro unidades prisionais haviam aderido à greve, mas apenas os detentos da CPPL I continuam

14:57 | 22/02/2013

Chegou a 72h a greve de fome dos internos da Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Penitenciário Luciano Andrade Lima (CPPL I), em Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza). Na manhã desta sexta-feira, 22, a coordenadora do Sistema Penal (Cosipe), Socorro Matias, foi ao local para negociar com os detentos pelo fim da greve. Segundo a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), equipes de saúde estão de plantão para atendimento, caso necessário. A unidade possui 1.156 presos.

Detentos de outras quatro unidades prisionais também aderiram à greve de fome, na última quarta-feira, 20, mas encerraram as reivindicações. Eles estão presos nas Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) II e III, Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo e na Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) de Caucaia.

Leia também
: 210 celulares são apreendidos na CPPl I

Lista de reivindicações
Na quarta-feira, os grevistas fizeram uma lista de de reivindicações. A Sejus recebeu por meio das direções e comissões de negociação das unidades. Na pauta, estão tv em cada cela, ventilador, sanduicheira, ponto de energia em cada cela, melhoria na entrada de visitas, melhoria na alimentação fornecida pelo Estado, bem como visita às quartas-feiras para presos provisórios (CPPLs).

A Secretaria, no entanto, disse que os pedidos dos internos não correspondem ao regulamento do sistema prisional do Estado.

Saúde e atendimento jurídico
Segundo a Sejus, aaúde e assistência jurídica são as duas questões mais recorrentes entre os presos provisórios. Em dezembro de 2012, foi realizado um mutirão de saúde na unidade, com atendimentos, exames e orientações médicos e odontológicos.

A Secretaria também diz que está agendado a realização de um mutirão de atendimentos jurídicos pelo Núcleo de Atendimento ao Preso Provisório e as Vítimas de Violência (NUAPP) da Defensoria Pública do Estado, de 11 a 15 de março de 2013. Em janeiro de 2013, o mutirão do Nuapp foi realizado na CPPL de Caucaia.

Visitas
Uma nova logística na entrada de visitantes nas grandes unidades da Região Metropolitana de Fortaleza é a promeça da Sejus. "Tão logo sejam nomeados os 800 novos agentes penitenciários concursados (em fase de convocação)", garante.

Redação O POVO Online

TAGS