PUBLICIDADE
Notícias

Corpo de Mestre Vino é enterrado em Juá

Silvino Veras D´Ávila morreu na manhã da terça-feira, 20, aos 95 anos de idade. Outro rabequeiro tradicional do Ceará morreu nesta no início deste mês

11:50 | 21/08/2013
NULL
NULL

Atualizado às 18h do dia 21.8

O corpo do rabequeiro e luthier Silvino Veras D´Ávila, que morreu na manhã da terça-feira, 20, aos 95 anos de idade, foi sepultado nesta quarta no cemitério da cidade onde morava, na localidade de Juá, em Irauçuba, a 168 km de Fortaleza.

Mestre Vino, como era conhecido, morreu em um hospital de Sobral por problemas cardíacos, em decorrência de uma queda que sofreu no banheiro da sua casa, na última sexta-feira, segundo informações do seu vizinho Tarcisio Miranda.

"Ele acabou escorregando e fraturou o fêmur. Ele sentia muita dor e os médicos deram medicação. Ele começou a provocar sangue e logo morreu. Estava muito bem de saúde antes da queda", disse Miranda.

No último domingo, O POVO trouxe matéria que fala sobre perigo das quedas de idosos.

[SAIBAMAIS 2]

Ainda de acordo com Tarcisio, a prefeitura da cidade decretou feriado municipal nesta quarta-feira por causa da morte do rabequeiro, que era Mestre da Cultura do Ceará. Mestre Vino começou a vida profissional trabalhando como carpinteiro. Com o tempo, passou a fabricar rabecas para tocar e, também, vendê-las. O rabequeiro também fazia redes de pesca. Ele foi um dos personagens da Trilogia da Autoestima Cearense, caderno especial publicado no O POVO em 2009.

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

O rabequeiro integra a pesquisa do professor Gilmar de Carvalho, no livro Rabecas do Ceará, lançado em 2009. Gilmar de Carvalho presta homenagem ao Mestre Vino:

Mestre Vino "subiu"

Perdemos o luthier que tinha a oficina improvisada em um dos cômodos da casa onde vivia, no Juá, Irauçuba.

Perdemos o narrador das histórias, das festas, dos reisados, das lembranças dos rabequeiros da região.

Perdemos o toque rascante de uma rabeca que ficará na memória e nos poucos registros, como um som ancestral, de uma tradição tão antiga quanto a secura de Irauçuba ou a força de um povo que se expressa pela música.

Assista entrevista com Mestre Vino para a Trilogia da Autoestima Cearense, em 2009:

[VIDEO1]

Rabequeiro Júlio Inácio é assassinado em Graça

O Ceará perdeu outro tradicional rabequeiro no início deste mês. No dia 4, Júlio Saraiva de Oliveira, mais conhecido como Júlio Inácio, foi vítima de latrocínio na localidade de Baixa Seca, em Graça, a 320,3 km de Fortaleza.Ele tinha 82 anos.

Redação O POVO Online

TAGS