Participamos do

Aeronave da Ciopaer transporta recém-nascido de Iguatu para Sobral e salva sua vida

A ação aconteceu em conjunto com o Samu, que realizou o transporte, em uma UTI aérea
21:37 | Mar. 27, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Na tarde desta segunda-feira, 27, uma aeronave EC 145 C2, da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), ajudou no salvamento de uma criança com três dias de vida que sofria com uma parada respiratória no município de Iguatu, a 348, 1 quilômetros de Fortaleza.

A ação aconteceu em conjunto com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que realizou o transporte, em uma Unidade Tratamento Intensivo (UTI) aérea. O deslocamento foi feito para o Hospital Regional Norte, em Sobral, região Norte do Ceará.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que coordena a Ciops, o transporte do recém-nascido foi feito pela aeronave pela necessidade de rapidez no tratamento da criança. “Se esse transporte fosse realizado por terra, seria necessário um tempo de viagem estimado em seis horas. A bordo da aeronave da Ciopaer, o percurso levou pouco menos de uma hora e meia, sendo o recém-nascido assistido por médico e enfermeira, além de monitorado por equipamentos médicos de ultima geração”, informou a SSPDS em nota. O estado de saúde da criança não foi informado.

BALANÇO

Conforme a secretaria, até o momento, o Serviço Aeromédico da Ciopaer já realizou 70 transportes de recém nascidos, com destaque para aqueles que nascem com doenças do coração e os prematuros, desde o início do serviço em 2014. Neste ano, 17 crianças já foram resgatadas.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente