PUBLICIDADE
Notícias

Promotoria de Iguatu recebe denúncias contra médicos do município

Eles estariam fazendo cirurgias particulares durante os plantões no Sistema Único de Saúde (SUS) e com materiais destinados ao atendimento público

10:32 | 26/08/2013

A Promotoria de Justiça de Iguatu recebeu denúncias de que vários médicos do município estariam fazendo cirurgias particulares durante os plantões no Sistema Único de Saúde (SUS) e com materiais destinados ao atendimento público. Com base nas denúncias, o Ministério Público do Ceará (MP-CE) pediu para que os estabelecimentos da rede pública de saúde de Iguatu fiscalizem a realização de cirurgias.

Segundo o MP-CE, a recomendação é voltada em especial ao Hospital Regional de Iguatu. "O MP tem recebido reclamações constantes de demora no atendimento da emergência do Hospital Regional, muitas vezes chegando a 12 horas de espera, além de reclamações de pacientes que não foram devidamente atendidos nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF) do Município por conta da ausência de médicos", disse o MP-CE em nota.

Na recomendação, o MP-CE pede ainda que sejam adotados mecanismos para a implantação de um ponto biométrico para registrar a entrada e a saída dos médicos. O MP solicita também que seja verificada mensalmente a produtividade desses profissionais, sempre no prazo máximo de 30 dias. O MP pede ainda que seja proibida a utilização de materiais adquiridos com verbas públicas para uso em cirurgias particulares.

Atualmente tramita na Promotoria um procedimento que foi instaurado para averiguar as denúncias. Em caso de descumprimento da recomendação, os representantes das instituições serão responsabilizados civil, criminal e administrativamente.

Redação O POVO Online

TAGS