Participamos do

Polícia prende dupla suspeita de participação em triplo homicídio em Guaiúba

Sistema de videomonitoramento ajudou a capturar suspeitos
10:13 | Set. 16, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 13h30min

Duas pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no triplo homicídio registrado em Guaiúba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Um dos presos é apontado como chefe de uma facção criminosa que atua na área. Captura foi resultado do uso da tecnologia do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) e do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid).

Crime ocorreu na madrugada dessa terça-feira, 15. Moradores do bairro Água Verde, no município distante 39 km de Fortaleza, tiveram a residência invadida por homens encapuzados com armas de fogo. Três pessoas foram executadas. Uma delas foi decapitada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O jovem Francisco Weverton da Costa Barbosa, de 18 anos, foi retirado da casa e chegou a pedir para não ser morto. Ele foi colocado de joelhos e executado pelos criminosos que invadiram a casa dele pela parte dos fundos e o levaram até a frente da residência. A família e os moradores relatam que Weverton, sem antecedentes criminais, não era envolvimento com crimes.

A segunda vítima do triplo homicídio é Antônio Daniel Cordeiro da Silva, de 22 anos. Homem não identificado, a terceira vítima seria o delator que levou os criminosos para a localização das duas primeiras vítimas. Uma dessas vítimas foi mutilada e decapitada na localidade de Baú. A cabeça dele foi deixada nos trilhos, próximo de onde ocorreram as duas outras mortes. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) não confirmou a identidade da vítima decapitada.

De acordo com o delegado geral da Polícia Civil, Marcus Rattacaso, a utilização das tecnologias de Spia e videomonitoramento foram essenciais para a captura da dupla. De acordo com ele, os homens já estavam presos menos de 10 horas após o crime. "Com essas prisões, a gente consegue buscar mais informações para elucidar outros delitos. As Polícias Civil e Militar estão totalmente integradas por meio da nova diretriz do secretário Sandro Caron para dar resposta rápida aos crimes de grave repercussão social", afirma o delegado geral.

Diretor da Polícia Judiciária Metropolitana, George Monteiro afirma que foi possível identificar um dos envolvidos no crime ainda no curso das investigações preliminares. "Verificamos que o veículo transitava na CE-060. Com apoio das equipes das Polícias Civil e Militar que se encontravam na região fizemos um cerco e aconteceu a abordagem", diz.

Uma Hilux de cor preta foi captada por sensores na região de Pacatuba. No veículos estavam dois homens, Antônio Nildo da Silva Brito, de 38 anos, e Francisco Wanderson Xavier Soares, de 24 anos. Nildo é conhecido como "Gago" e seria o chefe da facção que domina a região. Ele tem antecedentes por ameaça, porte ilegal de arma de fogo, desobediência e crime contra a administração pública. Wanderson Xavier tem antecedentes por associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e roubo.

"A motivação é rixa entre facções", destaca o delegado Monteiro. "O 'Gago' e seus comparsas já residiam nas proximidades. Ele tinha sido expulso recentemente daquela localidade pela organização criminosa rival e eles estavam tentando retomar a área de atuação dele".

Com informações da repórter Angélica Feitosa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar