Participamos do

Polícia Civil cumpre 19 mandados de prisão em operação contra tráfico de drogas e homicídio em Guaiúba e Pacatuba

Treze pessoas foram presas e outras seis foram localizadas dentro do sistema penitenciário
07:48 | Jan. 07, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 17h20min

Dezenove mandados de prisão foram cumpridos na operação Jericó Guaiuba, da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), contra um grupo criminoso envolvido em tráfico de drogas e homicídios nos municípios de Guaiúba e Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Treze pessoas foram capturadas e outras seis localizadas dentro do sistema penitenciário cearense. Quatorze mandados de busca e apreensão também foram cumpridos.

Foram presas quatro mulheres e nove homens. Sete dos acusados não tinham antecedentes criminais, enquanto seis já respondiam por crimes que variam entre tráfico de drogas e difamação e ameaça. Entre os presos, três são da mesma família. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A investigação foi resultado de troca de informações entre a Polícia Civil e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Ceará (MPCE), que teve início ainda em 2018. Durante coletiva, o diretor do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana, o delegado Jocel Bezerra Dantas, destacou a importância da integração dos departamentos. "Acabou aquela individualização de cada delegacia querer fazer o serviço sozinha. Se não houvesse essa integração, inclusive com o Ministério Público e Judiciário, a gente não chegaria a tantos resultados positivos como a gente vem chegando”, explica.

A operação Jericó Guaiuba foi deflagrada por meio da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD). De acordo com o diretor do departamento, Pedro Viana, não houve apreensão de armas. Aparelhos celulares, documentos e uma quantidade pequena de maconha foram os materiais recolhidos para ajudar nas investigações.

Operação foi deflagrada pela Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD)
Operação foi deflagrada pela Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) (Foto: SSPDS/Divulgação)

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), cerca de 45 policiais participam da ação em 14 viaturas.

Além dos mandados de prisão preventiva, são cumpridos mandados de busca e apreensão. Equipes da Divisão, do Departamento de Polícia Metropolitano (DPM) e da Delegacia Municipal de Guaiuba participam da operação.

De acordo com o diretor da DCTD, Pedro Viana, a polícia foi às ruas "por volta das 5h30min para cumprir os mandados de prisão preventiva em desfavor dos integrantes de uma facção criminosa". As equipes ainda estavam em campo por volta das 9 horas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar